Este ano, até o momento, foram registrados em Goiás cerca de 2 mil homicídios, além de diversas ocorrências de estupros e roubos. O balanço dos registros criminais no Estado de Goiás de 2018 foi apresentado durante uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (27/12), pelo secretário Irapuan Costa Júnior, na sede da Secretária de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPGO).
Durante a série histórica de registros de assassinatos no estado, os números apresentados mostram uma queda, principalmente na comparação com o ano anterior. Em 2017, por exemplo, foram registrados 2319 casos, enquanto esse ano foram computados 1994, redução de 8% em relação ao período anterior.
Maior número de homicídios no estado foi registrado em 2015
Durante toda série histórica, o ano com o maior registro de homicídios foi 2015, com 2738 casos, representando um aumento de 6,04%. Os números divulgados nesta quinta-feira, ainda podem sofrer alterações. O balanço divulgado hoje contabiliza os casos de 1º de janeiro a 25 de dezembro.
Irapuan Costa Júnior afirma que é preciso dar segurança ao povo
Para o titular da pasta, Irapuan Costa Júnior, os números apresentados nesta tarde são positivos. O atual secretário, que deixa a pasta ao fim do ano com o encerramento do governo de José Eliton, deixou um recado para o próximo secretário.
“Valorize o nosso policial, aproxime ele cada vez da população. E esqueça aquilo que era chamado de politicamente correto, para que a vitimização do marginal desapareça da pauta policial. Porque o policial tem que ser tratado como o policial valoroso que ele é, e o marginal é uma figura que esta agredindo a população, que está agredindo a sociedade e que deve ser segregado dessa sociedade”, afirma.
Apesar dos números apresentados mostrarem uma queda em comparação aos outros anos, é possível perceber que eles ainda são elevados e segundo o secretário “a segurança foi tratada da forma mais amadorística possível nos últimos 30 anos no Brasil, e que só consegue andar, andando e progredir da maneira que estamos fazendo aqui no Estado de Goiás, mesmo que seja passo a passo, nós temos que dar segurança ao povo”.
Rodney Miranda, escolha do governador eleito, Ronaldo Caiado (DEM), assume a Secretaria de Segurança a partir do dia 1º de janeiro de 2019.