O que era para ser a concretização de um sonho, acabou se tornando um verdadeiro pesadelo para os universitários que haviam fechado contrato com a Original Eventos, de Goiânia, para a realização de suas formaturas. A empresa de eventos de Goiânia, que realiza cerimônias de formatura para concluintes do Ensino Superior, comunicou a abertura de falência, deixando na mão, nesta quinta-feira (20/12), todos os estudantes que tinham contrato fechado com ela e que pagavam, mensalmente, pelo tão esperado evento que marca a conclusão do curso superior.
Uma dos estudantes que viram o sonho da formatura desmoronar foi a acadêmica de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Daiane Guimarães Cruvinel, de 19 anos. A estudante, que cursa o 4º período na instituição, havia fechado contrato com a empresa Original Eventos em junho de 2017, e desde então vinha pagando religiosamente a mensalidade de sua formatura.
Segundo Daiane, ao longo do processo de fechamento de contrato, assim como posteriormente, nem ela e nem seus amigos de sua turma, que também haviam fechado contrato, haviam tido nenhum problema. “Eles eram sempre muito atenciosos, tiravam todas as nossas dúvidas no momento em que a gente perguntava, não tínhamos nada a reclamar”, conta. Entretanto, o que estava se encaminhando para ser o evento dos sonhos, acabou se transformando numa tragédia.
A acadêmica de Jornalismo conta que a funcionária da empresa que fazia contato com os alunos, identificada como Joice, enviou pelo WhatsApp na última segunda-feira (17/12) uma mensagem em que dizia estar se desvinculando da empresa Original Eventos por “motivos pessoais”. “Ela ainda nos desejou um bom evento, e até desejei boa sorte pra ela”, lembra. Ao questionar, então, quem substituiria Joice na organização do evento, Daiane foi informada por Sônia, proprietária da empresa, que seria ela, a própria Sônia.
Entretanto, na manhã desta quinta-feira, Daiane teve a pior surpresa possível. Ao acordar, a estudante viu seu celular entupido de mensagens de colegas tentando confirmar um boato de que a empresa que faria a formatura deles havia falido. Ao entrar em seu e-mail pessoal, Daiane se deparou com um e-mail oficial da Original Eventos, confirmando o boato.
No corpo do e-mail, a empresa declarou estar “encerrando suas atividades comerciais a partir de hoje”, e que ela havia sido “acometida por grave financeira que tornaram insustentável seu funcionamento”. A empresa comunicou ainda o cancelamento de todos os eventos previstos contratados, e que iria “buscar recursos para a devolução dos valores pagos”.
Como fazia parte da Comissão de Formatura – equipe de estudantes responsável por fazer o intermédio entre a turma de formandos e a empresa -, Daiane pagava um valor pouco abaixo do tabelado. Porém, outros alunos que não integravam a comissão faziam o pagamento do valor cheio: R$ 120 reais ao mês. Dinheiro este que, ao que tudo indica e apesar da promessa de devolução, foi perdido. “Alguns amigos que tinham o contrato fechado inclusive já foram na delegacia. Ainda não fui, meus pais estão vindo pra cá do interior, então pretendo ir para resolver isso”, declara Daiane não sem esconder a frustração.
Empresa de eventos de Goiânia já tirou do ar seus meios de contato
A Original Eventos, com tradição em realização de eventos como formaturas, tem sua sede no Setor Jardim América, entretanto, está incomunicável desde o anúncio da falência.
Daiane conta que que Sônia, a dona da empresa, não a atende mais, assim como nenhum telefone de contato informado. “Ela sumiu, não atende mais ninguém. A Joice ainda me atendeu, e disse que ia na delegacia prestar depoimento”.
No domínio online onde estava originalmente o endereço do site agora há uma mensagem de erro. A página do Facebook também foi retirada do ar, assim como o IG no Instagram. A reportagem do Dia Online tentou contato pelos telefones passados por Daiane, mas sem sucesso.
Pelo telefone oficial da empresa, disponível na internet, também não há retorno.