A partir das 18h desta quarta-feira (20/12) o seguro-desemprego pode ser solicitado pela internet, por meio do portal Emprega Brasil. A novidade, liberada pelo Ministério do Trabalho, permite que o benefício seja concedido sem que o trabalhador precise comparecer a um posto de atendimento.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o atendimento web leva aproximadamente 15 minutos e, depois de comparecer em uma unidade do Sine, o benefício é liberado em até 30 dias. Ainda pelo portal, é possível consultar oportunidades de trabalho e cursos de qualificação profissional, ofertados próximos ao local onde o interessado reside.
Como solicitar o seguro-desemprego pela internet
Passo 1: O primeiro passo é acessar o endereço https://empregabrasil.mte.gov.br/ e fazer o cadastro, com o seguintes dados: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).
Em seguida, essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico de trabalho. De acordo com o portal, é preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas
Depois disso, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para ajuda.
Passo 2: Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”. Logo, deve-se preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine.
O cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis. Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte. Depois de tudo preenchido, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-Desemprego.
Passo 3: Após a solicitação do benefício, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet. Se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.
Para mais informações acesse: https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo/passo-a-passo-1.html.