O presidente da República Michel Temer receberá uma homenagem num dia atribulado para sua equipe ministerial. Nesta quarta-feira (19/12), enquanto Temer vem a Goiânia cumprir agenda oficial e receber uma homenagem da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), seu ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, vira alvo da Polícia Federal (PF) numa operação em que o órgão cumpre mandados de busca e apreensão contra o político.
Enquanto a PF ação apura denúncias de que Kassab teria recebido vantagens indevidas entre os anos de 2010 e 2016, incluindo o período no qual foi prefeito de São Paulo, cumprindo mandados de busca e apreensão em sua residência e outros endereços relacionados no estado de São Paulo e Rio Grande do Norte, Michel Temer marca presença, ao lado do governador eleito de Goiás Ronaldo Caiado, na capital de Goiás para ser homenageado pela FIEG.
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás realiza hoje, às 19h30, a cerimônia de posse da nova diretoria da instituição, gestão 2019-2022. Na oportunidade, também será outorgada a comenda do Mérito Industrial ao presidente da República, Michel Temer, com presença já confirmada na solenidade.
A nova diretoria da entidade será liderada pelo empresário Sandro Mabel, nome de consenso entre os 36 Sindicatos das Indústrias que compõem a Fieg. Segundo Sandro Mabel, o foco da nova gestão será o atendimento ao setor industrial, o fortalecimento da prestação de serviços dos sindicatos e o aumento da formação de jovens para a indústria.
A cerimônia de posse acontecerá no Teatro Sesi, em Goiânia, e reunirá lideranças classistas, empresários e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. Além do presidente Michel Temer, também está confirmada a presença do governador de Goiás, Zé Eliton, do governador eleito Ronaldo Caiado e do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade.
Ministro de Temer é alvo de operação autorizada por ministro do STF
Aproximadamente 40 policiais federais estão envolvidos na operação, que inclui buscas e apreensões na residência de Gilberto Kassab e outros endereços relacionados no estado de São Paulo e Rio Grande do Norte.
De acordo com a TV Globo, a casa do irmão do político, Renato Kassab, também é alvo de investigação. A operação investiga os crimes de corrupção passiva e falsidade ideológica eleitoral. As informações são da revista Veja.
De acordo com o veículo, a ação da PF foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, em decorrência de delação de Wesley Batista e Ricardo Saud, da J&F, que controla o frigorífico JBS.