Na próxima terça-feira (25/12) é comemorado o natal, e o que muitos esperam, além de estarem reunidos com os membros da família, é compartilhar da ceia. Para ajudar o consumidor a economizar, o Procon Goiás visitou entre os dias 6 e 18 de dezembro, vários supermercados e atacadistas da capital, para observar o preços de 121 produtos que compõem a ceia de natal.
Entre os alimentos analisados durante a pesquisa estão: castanhas, frutas, panetones, peru, pernil, chester, frango, lombo, azeite, bebidas e etc. O Procon divulgou parcialmente os dados nesta terça-feira (18/12) e verificou um aumento médio de 3,77% nas frutas frescas e de 8,29% nas carnes.
Um outro item da lista da ceia de natal observado pelo Procon foi o Panetone, que segundo o órgão teve uma queda de 3,49% em relação ao ano passado.
Variação no preço das frutas para ceia de natal, pode chegar a 560%
Fazer a pesquisa antes de comprar os alimentos da ceia é um grande aliado do consumidor, para auxiliar a economizar no momento da compra. Segundo os dados divulgados, a variação nos preços dos panetones que pode chegar a 174% de um lugar para outro. Conforme os dados divulgados inicialmente pelo Procon, a maior variação que o consumidor vai encontrar é no preço das frutas, que pode chegar a 560% de um supermercado ou atacadista para outro na capital.
O Procon divulga os dados completos nesta quarta-feira (19/12) na sede do órgão, em Goiânia e depois todo o levantamento ficará disponível à sociedade no site do órgão, no endereço www.procon.go.gov.br.
Preço dos alimentos da ceia de natal em 2018
No ano passado, a mesma pesquisa foi feita pelo Procon na capital, e constatou uma variação que poderia chegar a 319% em cada item de um supermercado para outra em Goiânia. Em 2018, o órgão visitou 13 supermercados na grande Goiânia, onde constatou que os alimentos da ceia de natal ficou aproximadamente 3,18% mais caros.