Não há como negar… As comidas típicas de Goiás estão entre as mais saborosas do Brasil! É claro que as vezes nos aventuramos com a culinária árabe e até mesmo a japonesa, por exemplo. Mas não há nada que nos satisfaça tanto quanto as comidinhas tradicionais de nosso querido estado. É claro que, assim como a maior parte do cardápio brasileiro, a gastronomia de Goiás nasceu a partir da influência de cozinhas indígenas e europeias, carregando consigo características fortes.
No entanto, temos um diferencial que transforma nossa culinária em algo requisitado em todas as partes do país: a utilização de ingredientes típicos do cerrado. Somente por aqui você terá a oportunidade de experimentar diversos pratos feitos com aquele frutinho amarelo que conhecemos tão bem, o famoso pequi.
Com ele fazemos pratos, doces, sorvetes e até sucos, dá pra imaginar?! E olha que fica uma delícia, embora divida opiniões! E o que dizer sobre a guariroba? Com ela também é possível preparar uma infinidade de pratos. Mas e aí, ficou curioso? Então confira a listinha especial que preparamos para você!
Conheça algumas comidas típicas de Goiás:
1 – Arroz com pequi
E é claro que não poderíamos abrir nossa listinha de comidas típicas de Goiás falando sobre outro prato. Você já deve ter observado que sempre que nosso estado vira assunto, a primeira coisa que vem na mente das pessoas é o tão famoso pequi. Por ser um fruto típico do cerrado, nem todo mundo já teve a oportunidade de experimentar, mas o que podemos dizer é que o alimento sempre gera intensas discussões, já que não parece ter um meio termo.
Não é como se você pudesse gostar só um pouco, entende? Ou gosta, ou não gosta! O cheiro e o sabor forte do fruto fazem com que ele seja amado ou odiado, não há escapatória! A grande questão é que por ser algo tradicionalmente goiano, acaba sendo introduzido em nossa alimentação muito cedo, o que já acaba despertando esse amor. É claro que se pode encontrar um goiano que não curta, mas de forma geral, quando o assunto é arroz com pequi, a boca costuma salivar…
2 – Empadão Goiano
E por falar nas comidas típicas de Goiás, quem é que não adora um bom empadão goiano? Enquanto o restante do país ficava apenas com suas tortinhas de frango, os goianos saíram na frente e desenvolveram essa delícia de massa fina e muito recheio!
Inicialmente ela era chamada apenas de empada, ou até mesmo empada goiana, mas passou a ser confundida com as empadinhas que começavam a ganhar popularidade mas que convenhamos, nem chegavam aos pés da receita tradicional do estado. Por tais razões, acabou ganhando o nome de “empadão goiano“, o que por sinal, já diz muito a respeito.
Por regra, a tortinha é assada em fôrma redonda, forrada com a própria massa, o que garante que ela fique mais suave e fina, ressaltando o recheio. E por falar do recheio, também pode variar bastante e atualmente é possível encontrá-la de muitos sabores. No entanto, a receita original conta com frango, guariroba (ou “gueroba”, para os mais íntimos) e azeitona. Mas também pode contar com pequi e palmito.
Já experimentou o empadão goiano vendido no Mercado Central, em Goiânia? Caso não, vale a pena! A lanchonete do local conta com vários estabelecimentos que vendem essa delícia!
3 – Pamonha goiana
Embora a pamonha possa ser facilmente encontrada em outras regiões do Brasil, é possível dizer com convicção que não chegam nem perto da pamonha goiana. Ainda nos dias de hoje, muitas famílias se reúnem aos fins de semana para fazer pamonha, ou ir até uma pamonharia saborear essas delícias já prontas.
As mais pedidas sempre são as de doce, de sal e a moda (com queijo, linguiça, cebolinha verde e pimenta). Mas ainda é possível encontrar opções com catupiry, guariroba, creme de pequi, jiló e muito mais. A criatividade na hora de escolher os ingredientes é sempre o diferencial e também o fator chave para definir o sabor de uma pamonha de sucesso!
4 – Guariroba (ou gueroba, como preferir)
Assim como já mencionamos anteriormente, a guariroba ganha um apelido especial em Goiás, sendo chamada também de gueroba. Se você não conhece, trata-se de uma palmeira típica do cerrado brasileiro, marcada pelo sabor amargo de seu palmito. Assim como o pequi (mas em menores proporções), também acaba dividindo opiniões e sempre há aqueles que gostam muito e os que simplesmente detestam.
A guariroba pode ser preparada refogada e servida como uma guarnição individual, mas diversas comidas típicas de Goiás ainda levam o “palmito amargo” em suas receitas. O que dizer sobre o frango com guariroba, por exemplo? Simplesmente uma delícia!
5 – Galinhada
Uma das comidas típicas de Goiás, e também uma das mais amadas, é a galinhada. Pelo menos há algum tempo atrás, esse era o prato principal em reuniões de famílias e convenhamos, todo mundo se deliciava. E não vá pensando que se trata apenas de arroz com galinha, pois a receita por aqui leva ingredientes mais do que especiais!
A galinhada goiana conta também com o tão querido pequi, que faz toda a diferença no sabor. Também é comum usar milho e a guariroba, que mencionamos acima. Pimenta e cebolinha verde também são muito bem vindos! A combinação fica simplesmente incrível e é difícil comer sem repetir!
6 – X-salada
Quem vê o nome “x-salada” sem ter o mínimo conhecimento de causa, pode pensar que se trata de algo completamente diferente da realidade. Caso você não conheça, estamos falando de hambúrguer, mas claro, com aquele toque especialmente goiano.
Os x-saladas (ou x-tudo, podrão, etc) podem ser encontrados nos tradicionais pit dogs de Goiás, mas principalmente em Goiânia, já que sempre existe um em cada esquina. São pequenas lanchonetes de rua, que preparam sanduíches capazes de colocar no chinelo muitas hamburguerias por aí.
Os sanduíches costumam ser enormes, contando sempre com muito milho, batata palha e grandes pedaços de bacon. O restante dos ingredientes pode variar muito, mas apenas para que você tenha ideia, é possível encontrar opções que contam com ovo e abacaxi no mesmo sanduíche. Apesar de não parecer uma boa ideia, o sabor surpreende! O melhor de tudo é o custo-benefício, já que os valores cobrados em pit dogs são bem em conta. Vale a pena!
7 – Panelinha
As panelinhas também são comidas típicas de Goiás, ganhando receitas com sabores completamente diferentes e temperos especiais. Para quem não conhece, é uma espécie de risoto mais rústico, feito à base de arroz, frango ou carne, temperos como pimenta e cebolinha, açafrão e em muitos casos, o pequi também está incluído. Como toque especial, o queijo faz uma cobertura por cima, garantindo um sabor a mais.
8 – Cuca Goiana
A receita da Cuca Goiana foi herdada da cultura sulista, onde o termo “cuca” vem da palavra alemã “Kuchen”, que tem o significado de “bolo”. Apesar disso, o prato não é exatamente um bolo mas sim um pão doce com bastante recheio.
Em nosso estado, a receita conta com ovos, farinha e açúcar, sendo recheada principalmente com banana e canela. É simplesmente uma delícia!
9 – Matula Goiana
Entre as comidas típicas de Goiás se encontra a Matula, que é um tutu de feijão, preparado com feijão branco ou mulatinho, engrossado com farinha de mandioca. Além disso, a receita ainda pode ser incrementada com ingredientes como linguiça, carne de lata ou carne de sol.
10 – Carne com quiabo
Muita gente pode odiar o quiabo, mas em nosso estado ele ganha um espacinho especial ao lado das carnes. Considerada como uma das comidas típicas de Goiás, a carne com quiabo tem preparo bem simples, onde a carne pode ser picada em cubinhas e servida com tiras de quiabo, que podem ser temperados com pimenta, ou outros condimentos a gosto. O prato é mais encontrado no interior, servido ao lado de um bom arroz branco.
E aí, ficou com água na boca? Então clique aqui e confira nossa matéria especial, com excelentes lugares para saborear o melhor que a comida goiana pode oferecer!