As obras de recuperação da área degradada do Morro da Serrinha, em Goiânia, já começaram. O local receberá cinco mil mudas de árvores nativas do Cerrado, além de contar com pistas de caminhada, trilhas, mirantes, iluminação adequada e locais de alimentação. O projeto faz parte da implantação do Parque Estadual Morro da Serrinha, que deve ocorrer até março de 2020.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), que acompanhou o início das atividades, são previstas para revitalização do local roçagem, abertura de covas, capina, etc. Com verba proveniente do governo estadual, os reparos devem custar R$ 4,5 milhões.
O plantio das novas mudas fica sob responsabilidade da In Plant Paisagismo. Nas áreas próximas às ruas, a empresa pretende priorizar o plantio de espécies frutíferas para atrair o público, como ingá, jenipapo e calabura. Estão previstos também o plantio de ipês, aroeiras e pequizeiros.
Parque Estadual Morro da Serrinha
Para viabilizar o projeto, a Secima conta com uma compensação ambiental voluntária feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O projeto consiste ainda no manejo de espécies por dois anos; o trabalho deve ser completado com a chegada do Parque Estadual Morro da Serrinha.
Na última quinta-feira (13/12), foram retirados os capins que cobriam o solo de cerca de 3 mil metros da área, para que fosse possível iniciar o processo de recomposição florestal no Morro. O projeto para implementação do Parque tem data de validade para este ano, mas segundo a Secima, por falta de tempo e de recursos, os trabalhos foram adiados.
O objetivo da implantação do parque estadual na área permanente do Morro da Serrinha é proteger e recuperar as áreas de interesse ambiental sob domínio do Estado de Goiás. A meta é também recuperar e incentivar a preservação do cerrado goiano, além de criar um espaço de lazer, com pistas de caminhada, trilhas, mirantes, iluminação e locais de alimentação.
O Morro, localizado entre os setores Pedro Ludovico e Serrinha, é um dos pontos mais altos de Goiânia e conta com 108 mil metros quadrados e 819 metros de altitude.