É com muito orgulho que podemos dizer que Goiânia é uma das cidades do Brasil que contam com maior concentração de áreas verdes. Apenas para que você tenha ideia, o censo do IBGE de 2010 qualificou a capital goiana como a cidade mais arborizada do país! Embora tenha mudado muita coisa de lá para cá, ainda temos bons motivos para nos orgulhar, já que a cidade é repleta de reservas, parques e praças que ainda nos reservam bons momentos de contato com a natureza, para manter a paz e tranquilidade. A Praça Tamandaré é um excelente exemplo disso.
Localizada no Setor Oeste, ambos se misturam com o comecinho da história goianiense. Isso porque o bairro fez parte do projeto de construção da capital, no entanto, seu processo de urbanização teve início apenas na década de 1950. Naquela época, o local onde a praça se encontra atualmente era apenas um grande terreno vazio e sem vida, que chegava a incomodar os moradores.
Praça Tamandaré e sua história
Felizmente, não demorou muito até que o lugar fosse melhor planejado e desenvolvido. Por ser uma das primeiras praças da cidade, representou um dos poucos pontos de encontro que os jovens poderiam usufruir naquela época, por volta das décadas de 70 e 80. Aqueles foram anos que inspiravam a rebeldia e o a busca por liberdade, instintos estes, que acabaram se materializando pela praça.
Quem visitava a Praça Tamandaré podia encontrar as melhores fontes intelectuais de toda a cidade. Por ali se concentravam poetas, escritores, músicos, artistas plásticos, publicitários e jornalistas, que sempre buscavam por dar vida a novas manifestações artísticas que incentivassem a população a ir em busca de conhecimento.
À medida que o tempo foi passando, a praça foi sofrendo inúmeras transformações que apenas acarretaram em benefícios para a população goianiense. Atualmente, seu público perdeu o caráter exclusivamente elitizado e se tornou uma boa opção de lazer para todas as pessoas, independente de idade ou classe social.
O lugar sempre atrai olhares, pois reserva um espacinho verde, cheio de natureza, em um setor onde menos se poderia esperar algo do tipo, já que é cercado por altos edifícios e trânsito turbulento. A Praça Tamandaré acaba representando a paz em meio ao caos, onde as pessoas costumam buscar como refúgio para esquecer um pouquinho os problemas e apenas relaxar.
Feira da Lua é realizada na praça
A Feira da Lua é a segunda maior feira ao ar livre de Goiânia, perdendo apenas para a Feira Hippie. Representando um ótimo passeio para as tardes de sábado, ela acontece justamente na Praça Tamandaré, que abre suas portas para cerca de 1.240 bancas e 10 mil visitantes por sábado. Muita coisa, não acha?
A feira teve início em 1993 e desde então é um dos lugares preferidos para compras em Goiânia. É possível encontrar de tudo por ali, desde artesanato e peças de vestuário, até alimentação e artigos de decoração. O melhor de tudo é que os preços costumam ser bem camaradas, não fugindo do orçamento.
Se você ficou interessado, a Feira da Lua em Goiânia acontece todos os sábados, das 16 horas às 22 horas, na Praça Tamandaré, no Setor Oeste.
O natal da praça
Embora disponha de uma história riquíssima e de diversas atrações, o período em que a população passa a lembrar ainda mais da praça é durante o fim de ano, especificamente devido ao natal. Isso porque a Prefeitura de Goiânia já transformou em tradição a decoração natalina do lugar, que sempre conta com elementos de tirar o fôlego e que chamam atenção de todos que passam por ali.
Além do encantador túnel de luzes, a praça ainda recebe a Vila do Papai Noel, parque de diversão e trenzinho da alegria. A decoração de 2018 conta com mais de 6 mil metros de cordões de lâmpadas e 7 mil conjuntos de LED, garantindo um brilho todo especial para a região.
Endereço: Av. Assis Chateaubriand, 640 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74130-011