É sempre com muito orgulho que podemos dizer que Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Embora, infelizmente, isso pareça besteira para muitos, o fato é que esta característica nos garante melhor qualidade de vida, sem contar que ainda é importante para a preservação do meio ambiente. Não é preciso andar muito para notar que temos praças, bosques e parques por todos os lados e é justamente em lugares como esses que se encontram boa parte de nossas árvores. O Parque Areião é um bom exemplo disso!
É bem provável que você já tenha visitado o local e tenha se encantado com a exuberância que podemos encontrar por lá. Passar uma tarde no parque é sempre recomendado para qualquer pessoa, no entanto, é ainda melhor para quem sofre com o estresse do dia a dia e leva uma rotina pesada. Isso porque os amplos espaços verdes permitem intensos momentos de conexão com a natureza.
Atualmente o local vem enfrentando um processo de revitalização, no entanto, não deixou de ser um bom destino para passeios durante o fim de semana. Muitas de suas belezas ainda podem ser apreciadas.
O Parque Areião
Com extensão de 215 mil m², o Parque Areião foi inaugurado no ano de 1938 e se encontra na região sul de Goiânia, entre os setores Pedro Ludovico Teixeira e Marista Sul. Seu projeto já estava presente no plano original da cidade, com o objetivo de se tornar uma área de preservação permanente com vegetações e fauna nativa.
Seu patrimônio natural inclui três nascentes do Córrego Areião e um braço do Córrego Botafogo, que pertence à Bacia do Rio Meia Ponte. Entre suas atrações, a população goianiense pode encontrar uma pista de cooper de 2.400 metros, duas estações de ginástica, um campinho de futebol, playground para as crianças, lagos, um anfiteatro e uma Vila Ambiental, projetada para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental.
No que tange sua vegetação, é possível encontrar plantas típicas do cerrado e áreas de reflorestamento. Quanto à fauna, é composta principalmente por pequenos macacos, pássaros e outros animais de pequeno porte. Por tais razões o Parque Areião se transforma em um excelente destino de passeio para família e amigos. Não há nada melhor que fazer um piquenique por ali, enquanto aproveita para observar a linda paisagem que o ambiente oferece.
Revitalização e outros problemas
A Vila Ambiental do parque começou a ser revitalizada no dia 10 de julho de 2018 e, inicialmente, tinha o prazo de 60 dias para ser entregue. O andamento das obras ia bem, até que um incêndio acabou destruindo o anfiteatro e outras áreas isoladas do parque.
O incidente acabou fazendo com que o processo de reformas ganhasse um novo prazo para entrega e se estendesse por toda a região, abrangendo também os banheiros, grades, iluminação e toda a estrutura. Árvores queimadas foram imediatamente retiradas e o anfiteatro ganha novas formas, uma vez que precisou ser reconstruído.
O problema com a segurança também é algo que assusta quem costuma visitar o parque, já que boatos de assaltos no local se espalham com certa frequência. Mas felizmente, este é um ponto que também pretende ser resolvido.
Em todo caso, o parque ainda é um bom ponto de encontro e pode proporcionar momentos de diversão entre amigos e família. Ainda possui belas paisagens e atrações capazes de oferecer momentos de tranquilidade, principalmente durante os finais de semana.
Endereço: Av. Areião, s/n – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-370