O deputado estadual Daniel Messac (PTB) foi preso no início da tarde desta sexta-feira (7/12) na durante o desdobramento da Operação Embaraço que investiga a coação de testemunhas da Operação Poltergeist, em Goiânia. A prisão do deputado foi mediante uma medida preventiva emitida pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). Messac foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) onde fez o exame de corpo de delito e está sendo levado para o complexo prisional.
Em novembro deste ano, uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Goiás (GAECO-MPGO) culminou na prisão de um pastor e de um ex-policial federal, por atrapalharem as investigações de uma organização criminosa. Eles teriam coagido uma das testemunhas da Operação Poltergeist deflagrada em 2014, para investigar a contratação de “funcionários fantasmas” para trabalhar na Assembleia Legislativa de Goiás.
A operação que terminou com a prisão preventiva do ex-policial e do pastor da igreja, também cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do deputado Daniel Messac, preso hoje.
Daniel Messac foi apontando como líder do esquema
Durante a Operação Poltergeist o deputado foi apontado como líder do esquema na contratação de funcionários fantasmas para Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) e para prefeitura de Goiânia. Além do deputado, outras 36 pessoas foram denunciadas na Operação Poltergeist por envolvimento no esquema.
O Portal Dia Online entrou em contato com o gabinete do deputado, mas ninguém soube informar o motivo da prisão do deputado. A defesa do deputado estadual informou também à reportagem que procura outras informações sobre a prisão e como ela ocorreu. Ainda conforme a defesa de Daniel Messac, até às 18h desta sexta-feira (7/12) deve haver um posicionamento sobre a prisão do deputado.
Confira abaixo em síntese a decisão do desembargador João Waldeck Felix de Sousa que determinou a prisão preventiva do Deputado Estadual Daniel Messac (PTB) nesta sexta-feira:
Mirando o resguardo da ordem pública e da salubridade da instrução criminal, decreto a prisão preventiva do deputado estadual Daniel Messac de Morais, pelo que submeto a presente deliberação ad referendum ao Órgão Especial imediatamente na próxima sessão.