Assinada nesta quinta-feira (6/12), em Anápolis, a ordem para início das obras do primeiro Centro Dia do Idoso, a creche para idosos; o local, que deve inaugurado no segundo semestre de 2019, oferecerá cuidados a pessoas acima de 60 anos que residem ou mantêm vínculos com suas famílias, mas não dispõem de atendimento em tempo integral em casa. O centro para idosos funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h.
De acordo com a Prefeitura, a creche para idosos vai dispor, em 344. 75 metros quadrados, de salas de repouso, salas para atividades coletivas e individuais, ambulatório, academia e refeitório. Será construído ainda um espaço para o cultivo de quatro hortas.
O Centro-dia do Idoso, iniciativa da vereadora Vilma Rodrigues, que morreu em março deste ano, vai ser coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e ocupará uma área da prefeitura localizada no setor Vila Esperança, na cidade. As obras contam com investimento de R$ 784 mil, sendo R$ 600 mil fornecidos pelo Governo de Goiás e o restante pelo município.
A solenidade contou com a presença do prefeito Roberto Naves e do delegado titular da Delegacia do Idoso e filho da vereadora responsável pelo projeto, Manoel Vanderic.
Creche para idosos em Anápolis
Depois de inaugurado, o Centro Dia do Idoso funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O objetivo é oferecer à população idosa, além de proteção, melhoria na qualidade de vida e ainda diminuição da sobrecarga de trabalho dos cuidadores domésticos.
A creche para idosos, classificada pelo Conselho Nacional da Assistência Social com um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, deve atuar como espaço para atender idosos:
– Que possuem algumas limitações para a realização das atividades da vida diária, como alimentação, mobilidade e higiene;
– Que não possuem comprometimento cognitivo severo ou que apresentam perdas cognitivas leves ou moderadas;
– Que na maioria das vezes ainda residem ou mantêm vínculos com suas famílias, mas não dispõem de atendimento em tempo integral em seus domicílios.