Um vídeo que circula pelas redes sociais desde ontem (5/12) está gerando revolta e espanto por parte dos internautas. No vídeo, uma mulher em um surto de fúria grita termos racistas e outras ofensas contra uma passageira negra que, supostamente, teria tocado nela. A mulher, visivelmente descontrolada grita de forma repetida a frase “Eu não quero que essa preta toque em mim!”. Os demais passageiros intercedem, e uma passageira chega a dar voz de prisão para a mulher por crime de racismo. Caso ocorreu na semana passada na estação de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro
A cena chocante de racismo explícito, que aconteceu no metrô carioca, foi registrado no celular de um dos passageiros que estava presente no momento, e que compartilhou na internet.
A mulher, não identificada, está visivelmente alterada e gritando ofensas racistas. Segundo ele, uma outra passageira, que é negra, teria “tocado em sua mão” sem sua permissão. Entre seus gritos, é possível ouví-la dizendo “Eu não quero que ela toque em mim! Tocou a mão em mim. Eu não quero que essa preta toque em mim”, diz, aos berros. “Essa mulher tocou em mim, essa mulher tocou na minha mão. Estão fazendo de propósito”.
Em um momento do vídeo, a mulher grita frases incoerentes, como “Hoje é aniversário da minha mãe, e ela não é minha mãe! Eu não sou parente dela!”. Alguns internautas chegaram a levantar a hipótese de que ela estaria em surto psicótico.
Na parada do metrô, alguns guardas da estação aparecem. Os passageiros, em uníssono, pedem para que eles tirem a mulher de lá, enquanto gritam “racista!”.
Já a mulher ofendida, é vista no vídeo imóvel, provavelmente chocada com a situação.
Vídeo mostra mulher racista gritando ofensas
Veja o vídeo que circula pelas redes e que mostra a mulher, em estado de descontrole, gritando ofensas racistas: