Uma carreta que transportava óleo vegetal tombou na manhã desta quarta-feira (5/12) na entrada de um viaduto que dá acesso o anel viário que liga Guapó a Aparecida de Goiânia. Toda a pista lateral que faz margem à BR-060, que liga Guapó a Goiânia, está totalmente fechada neste momento. A PRF vê risco de contaminação ambiental, uma vez que o óleo vegetal transportado pelo veículo está sendo absorvido pelo solo e pode chegar ao córrego existente nas proximidades do local do acidente.
Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Newton Morais, o veículo de grande porte transportava cerca de 30.000 litros de óleo vegetal e, ao chegar na entrada de acesso ao viaduto, por volta das 9h50, acabou tomando na rodovia.
Ainda de acordo com o inspetor, toda a carga que era transportada pela carreta ficou esparramada na pista, o que obrigou a PRF e o Corpo de Bombeiros, presentes no local, a interditarem a região.
Risco de contaminação ambiental é iminente
Além da pista interditada, outro fato que preocupa os policiais e bombeiros que atendem à ocorrência, é o grande risco de contaminação ambiental. Segundo o inspetor Newton, o óleo vegetal transportado pela carreta começou a ser absorvido pelo solo, e a existência de um pequeno córrego a 300 metros do local agrava ainda mais a possibilidade de contaminação.
Funcionários da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) estão a caminho do local, para avaliar o impacto. “Um trabalho de lavagem do local vai ser feito, o que demora muito. Não há previsão para a liberação da pista e nem para o término desse trabalho de lavagem”, informa o inspetor.
Agentes da PRF e membro do Corpo de Bombeiros estão, neste momento, oferecendo atendimento ao motorista, que apresenta várias escoriações e está atordoado.
Não há previsão para liberação do trecho para quem quer ter acesso da BR-060 para o anel viário sentido Aparecida. O inspetor ressalta que a pista principal que liga Guapó A Goiânia não está interditada.