Os pais interessados em matricular os filhos pela primeira vez na rede municipal de Goiânia, vão poder fazer a pré-matrícula das crianças para o ano letivo de 2019 a partir da próxima quinta-feira (6/11). Com a abertura do processo seletivo de novos alunos das instituições municipais, pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME).
As escolas municipais atendem atualmente estudantes do nível infantil e fundamental, além das vagas do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo vão ser disponibilizadas pela prefeitura 26.135 vagas no município, distribuídas da seguinte maneira, 11.869 vagas para educação infantil e outras 14.266 para o fundamental.
Os números representam um aumento de 6,5 mil vagas a mais do que o registrado neste ano, nos níveis de ensino, além das vagas do EJA. Os interessados em matricular os filhos na rede municipal de ensino, precisam acessar a partir da próxima quinta-feira, o site da secretaria no endereço www.sme.goiania.go.gov.br e abrir a aba Matrícula Web e fazer a pré-matrícula da criança.
Além das matrículas para a rede municipal de Goiânia, as matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) começam no dia 12/12
O mesmo processo vai ser adotado para matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) e unidades conveniadas a rede municipal de ensino. No entanto, diferente das escolas, as matrículas para os Cmei’s, começam apenas no dia (12/12) e também vão ser feitas pelo site da secretaria.
Na hora de fazer a pré-matricula dos filhos, os pais ou responsáveis precisam estar com os seguintes documentos em mãos: CPF do pai ou responsável e do aluno, endereço completo com o Cep, nome completo da criança e da mãe, data de nascimento da criança e indicar pelos menos três números de contato com DDD 62, e indicar o nome da instituição de preferência, para o filho estudar em 2019.
Vale lembrar que famílias beneficiadas pelo programa do governo Federal, Bolsa Família, vão ser priorizadas durante as matrículas, com 50% das vagas reservadas para crianças que os pais recebem o benefício. Para garantir a vaga, os pais ou responsáveis, vão ter que informar durante a pré-matrícula, o Número de Identificação Social (NIS) da criança e do responsável pelo aluno.