Entre as diversas cidades turísticas de Goiás, encontramos a pequena e maravilhosa Pirenópolis. Localizada bem no interior do estado, foi tombada como Patrimônio Nacional e ainda conserva seu aspecto clássico, de arquitetura colonial, um de seus principais atrativos.
Considerada como um retrato vivo da história goiana, guarda consigo um povo hospitaleiro, alegre e festivo, sem falar em suas verdadeiras belezas naturais que dão um show aos olhos. Portanto, se você procura o que fazer em Pirenópolis, podemos te ajudar!
Conhecida como “Piri” para os mais íntimos, vale lembrar que entre os séculos 18 e 19 foi um importante centro urbano, onde era bastante procurada para a mineração de ouro, comércio, agricultura e produção de algodão para a exportação.
Atualmente se firma como um de nossos maiores patrimônios, ajudando a aquecer o turismo em Goiás. Confira algumas atividades e lugares que você pode fazer na cidade:
Procurando o que fazer em Pirenópolis? Visite:
1 – Centro Histórico
Já deu para perceber que o lugar não é uma das maiores cidades de Goiás, não é mesmo? No entanto, se você busca o que fazer em Pirenópolis, com certeza não irá se decepcionar! Por ali se concentram diversos atrativos para os mais variados públicos.
Se você prefere o contato com a natureza por exemplo, existem diversas cachoeiras para conhecer e falaremos sobre algumas a seguir. Mas se você é do tipo que prefere conhecer a história por trás do lugar, então o centro histórico da cidade deve ser seu primeiro ponto de parada.
Formado por ruas de pedra e em paralelepípedos, o local possui casinhas bem charmosas e a arquitetura ainda possui características intactas do período colonial. Por lá ainda é possível encontrar 3 igrejas e tudo foi construído ainda por volta do século 18.
Durante a noite a cidade fica ainda mais bonita, já que as luzes se acendem e o charme do local fica ainda mais em evidência. Ainda é possível encontrar lojas, restaurantes e muito artesanato.
2 – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Se localiza no centro histórico da cidade, mas é sempre válido dar destaque para a paróquia, uma vez que concentra o maior número de olhares para si. Foi construída pelos escravos entre os anos de 1750 e 1754. Muitos turistas passam pela igreja para contemplar sua beleza e tudo que representa.
O que mais chama atenção é seu altar, que abriga a imagem do Senhor do Bonfim em tamanho real, construída a partir de madeira que foi trazida da Bahia. Possui ainda afrescos de arte sacra que literalmente enchem os olhos com tanta beleza.
A Igreja é considerada como o maior e mais antigo monumento histórico de Goiás e infelizmente, já sofreu com o abandono e teve que enfrentar até mesmo um incêndio. Entretanto, foi revitalizada e ainda preserva todo seu valor histórico.
- Telefone para mais informações: (62) 3331-1012
- Endereço: Largo da Matriz – Centro Histórico, Pirenópolis – GO, 72980-000
3 – Parque Estadual Serra dos Pirineus
Apenas para que você tenha noção, o parque possui uma área total enorme, com aproximadamente três mil hectares. É possível encontrar lagos, cachoeiras, rios e imensa diversidade em fauna e flora. Para quem pretende fazer um bom passeio pela serra, não há nada melhor que explorar uma das trilhas que passam por ali.
A mais visitada é considerada de nível médio de dificuldade, com vários obstáculos pelo caminho. Possui cerca de 5 quilômetros e passa pelo Mirante do Ventilado, pelas cachoeiras do Garganta e do Coqueiro, seguindo para o tão famoso Pico dos Pireneus, que tem cerca de 1.385 metros de altitude. Ao fim, é possível se deparar com inúmeras piscinas naturais. E o melhor, a entrada para o parque é gratuita!
4 – Fazenda Babilônia
A fazenda é considerada como um verdadeiro patrimônio. Foi construída por escravos no fim do século 18 e ainda guarda consigo diversas características da arquitetura colonial. De enorme valor histórico, preserva há séculos um ambiente cheio de cultura e de muitas histórias. Foi tombada como Patrimônio Nacional e ainda oferece para seus visitantes um resgate da gastronomia colonial.
Isso mesmo! Quem passa por ali pode se deliciar com uma farta refeição composta por mais de 40 itens feitos com produtos da própria fazenda. As receitas remontam o antigo e rural Goiás, regado a suco de frutas da época e comidas típicas da região. Para quem procura o que fazer em Pirenópolis, este é um destino certo!
- Telefone para mais informações: (62) 99294-1805
- Endereço: GO-431, s/n – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000
5 – Santuário Vagafogo
O local não possui a palavra “santuário” no nome à toa. Quem faz uma visitinha por lá sabe bem disso! Por ali vivem diversos animais silvestres típicos do cerrado, bem como suas vegetações. Hoje, considerado como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, possui área de quase 30% destinado exclusivamente ao santuário e é considerado como a primeira reserva do estado de Goiás.
Um verdadeiro paraíso, os visitantes podem aproveitar para praticar diversas atividades. Quem é adepto do ecoturismo poderá encontrar boas opções no local e ainda participar de aulas de educação ambiental.
Para os amantes da natureza, ainda dá para aproveitar o observatório de pássaros e o santuário de aves! Para quem procura o que fazer em Pirenópolis, é uma das melhores opções!
- Telefone para mais informações: (62) 99222-5471
- Endereço: Rua Frota, S/N – Alto do Carmo, Pirenópolis – GO, 72000-980
6 – Bonsucesso
E aqui vai um excelente destino para os amantes das águas e da natureza como um todo. Localizado a 5 quilômetros do centro da cidade, Bonsucesso abriga um enorme complexo com seis lindas cachoeiras. As mais visitadas são a Landi, Bonsucesso e a Lagoa Azul, sendo esta a 1.500 metros de trilha, depois de uma belíssima escadaria.
Quem gosta de esportes radicais pode se divertir muito na cachoeira Bonsucesso, já que possui queda de 25 metros e profundidade de 7 metros, o que seria perfeito para a prática de rapel, por exemplo. Enquanto isso, a Cachoeira Açude tem mais a cara da criançada por ser mais rasa. Para completar, ainda é possível visitar a Cachoeira Palmito e a Pedreiras. Não dá para perder esse passeio!
- Endereço: Fazenda Bonsucesso – Bonsucesso, Pirenópolis – GO, 72980-000
7 – Lázaro e Santa Maria
Localizadas na Reserva Ecológica Vargem Grande, as Cachoeiras Lázaro e Santa Maria ainda são uma excelente opção, encontradas a 11 quilômetros do centro de Pirenópolis, passando por 7 quilômetros de estrada de chão. Há bastante comodidade nas proximidades, já que há banheiros e uma charmosa lanchonete por ali.
A Cachoeira de Lázaro é linda e capaz de encantar qualquer olhar com suas águas escuras e misteriosas, no entanto, a de Santa Maria é bem mais atraente e ainda se encontra mais próxima do estacionamento. É uma boa escolha para quem pretende pegar aquele sol e apenas relaxar.
8 – Cachoeira do Abade
Para ter acesso à Cachoeira do Abade é preciso escolher entre duas trilhas, onde uma é mais curta e a outra é mais longa. Se você realmente não se importar de andar um pouquinho mais, com certeza vale a pena ir pelo percurso mais longo. Embora exija mais esforço físico, a paisagem garante visões muito mais bonitas, e os turistas passam por poços que são simplesmente deslumbrantes.
Enquanto isso, a trilha mais curta possibilita que dentro de poucos minutos você já chegue na cachoeira. O primeiro contato com o lugar é inesquecível! Chegando lá é possível contemplar uma natureza única, onde a queda da cachoeira é envolvida por plantas em tonalidade escura e que garantem um cenário paradisíaco. Vale a pena conhecer!
Endereço: Estrada dos Pireneus, Km 17, s/n – Pirineus, Pirenópolis – GO, 72980-000
9 – Museu das Cavalhadas
Essa é mais uma opção para quem procura o que fazer em Pirenópolis e adora passeios em locais históricos. O Museu das Cavalhadas conta com um acervo gigante sobre a festa mais tradicional da cidade. Também guarda memórias da família fundadora do museu.
É possível encontrar rodas, capas bordadas, chapéus e muitos outros artigos que rementem à festividade. O museu funciona na casa da proprietária e possui uma guia super simpática. Vale a pena conhecer!
- Endereço: R. Direita, 39 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000
10 – Rua do Lazer
Excelente atração turística em Pirenópolis, conta com diversos bares e restaurantes que servem variadas opções de bebidas e comidas, agradando a todos os gostos. Há sempre um pouquinho de tudo! A rua fica fechada para o tráfego enquanto os turistas se reúnem no centro da cidade para desfrutar das festividades que a rua proporciona. Durante a noite é uma experiência única e que todos deveriam experimentar.