O morador de Goiânia e região metropolitana deve deixar o guarda-chuva à mão e se atentar às árvores e bocas de lobo de seu bairro, nesta semana, além de se despedir do sol – pelo menos temporariamente. O motivo é o tempo encoberto e as pancadas de chuva previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para se abater sobre a capital de hoje (26/11) até na próxima sexta-feira.
O tempo tem sido de chuva incessante em Goiás, e, de acordo com as previsões do Inmet, ela não pretende dar trégua em Goiânia nesta última semana do mês de novembro.
De acordo com o instituto, a temperatura na capital ao longo da semana deve ficar entre 19º e 30º e, durante todos os dias até sexta-feira (30/11), fortes pancadas de chuvas, tempo encoberto e ventos moderados devem ser registrados na cidade e região.
Ainda segundo o instituto, o único dia em que a chuva deve sem em volume menor é na terça-feira (27/11). A previsão para este dia é de tempo encoberto durante todo o dia e chuvisco no período da tarde.
Apesar das fortes chuvas previstas para a semana, o Inmet não emitiu sinal de alerta para a capital ou demais cidades.
Pancadas de chuva, raios e alagamentos motivaram emissão de sinal de alerta para Goiás no início do mês
Em comparação com o início do mês de novembro, Goiás está ‘relativamente tranquilo’ quanto às chuvas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na quarta-feira (7/11), um alerta laranja (perigo) para risco de chuva com alagamentos, raios e ventos intensos em Goiás. Segundo o instituto, havia a possibilidade de corte de energia elétrica e queda de galhos e árvores. A Defesa Civil também avisou, à época, por meio de SMS, sobre o risco de temporais, com incidência de raios, granizo e vendavais.
O Inmet chegou a informar a previsão de chuva entre 30 e 100 milímetros e ventos de até 100 Km/h.