Qual o primeiro lugar em que você pensa quando pretende fazer uma viagem? Muita gente prefere ir para fora do país na expectativa de que os melhores lugares se encontram bem longe, o que não passa de uma ilusão. Viajar para Goiás, então, é algo que passa longe do imaginário de vários brasileiros, o que convenhamos, é uma pena. Conhecer Goiás pode ser um dos mais belos passeios pelo país, já que o estado conta com diversas das mais belas cidades turísticas do Brasil.
Situado no coração do cerrado, possui destinos que podem representar memórias inesquecíveis e maravilhosas para você e sua família ou amigos. Para os fãs da natureza principalmente, uma vez que Goiás está cheio de serras, lagos, cachoeiras, cânions e rios. Dá uma olhada!
Em Goiânia:
Se você pretende conhecer Goiás, uma boa dica é começar pela capital: Goiânia. Embora não tenha lagos e cachoeiras como suas vizinhas, ainda é uma boa representação do que há de melhor dos centros urbanos do estado. Conta com os melhores barzinhos, restaurantes, boates, pubs e é claro que não poderíamos nos esquecer de nossos parques, que ganharão o destaque a seguir!
1 – Parque Flamboyant
Se você é desses que adora um lugar repleto de verde e muita calmaria, nada melhor que conhecer o Parque Flamboyant. Possui gramados abertos, dois lagos maravilhosos e uma charmosa ponte de madeira, além de um coreto e playground para a garotada. É um excelente espaço para praticar atividades físicas também, já que conta com pista para cooper e estação de ginástica.
Endereço: R. 15, 103-157 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-080
2 – Parque Vaca Brava
Com o nome original de Parque Sulivan Silvestre, nosso querido Vaca Brava está localizado no Setor Bueno e é um dos maiores e mais bonitos de Goiânia. Conta com extensão de 79.800 m², onde é possível encontrar um lindo bosque e um grande lago.
Quem passa por ali ainda desfruta da oportunidade de presenciar variedade em fauna e flora, mantendo um intenso contato com a natureza. Se pretende conhecer Goiás e especificamente Goiânia, não pode deixar de fazer uma visitinha!
Endereço: Av. T-10, s/n – St. Bueno, Goiânia – GO, 74175-120
3 – Lago das Rosas
Construído ainda na década de 40, este é um dos parques pioneiros de Goiânia, com área aproximada de 315 mil m². Por ali os visitantes possuem acesso a diversas atividades que vão desde um piquenique entre amigos, até boas caminhadas por exemplo. Também é um ótimo lugar para levar as crianças, já que o zoológico da capital possui pontos de acesso no parque. Vale a pena conhecer!
Endereço: Alameda das Rosas, 957 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-060
4 – Bosque dos Buritis
Também reconhecido como um dos mais antigos de Goiânia, é um destino certo para quem pretende conhecer Goiás por pedacinhos de sua capital. Representando um dos mais belos cartões postais da cidade, é formado por três lagos, pista externa e interna para caminhada, mirante, museus de arte, parque infantil, estação de ginástica e ainda há um espaço multifuncional para a realização de eventos. Contato com a natureza é sem dúvida o ponto forte!
Endereço: Av. Assis Chateaubriand – St. Oeste, Goiânia – GO, 74015-080
Em Pirenópolis:
Pirenópolis é uma cidadezinha do interior de Goiás que atrai, anualmente, milhões de turistas. Foi tombada como Patrimônio Nacional e conserva seu aspecto antigo e bucólico, recheada de montanhas e cachoeiras. Representa um verdadeiro retrato da vida goiana, com aquele climinha hospitaleiro, festivo e divertido que todo mundo adora, em um ambiente complemente exuberante.
5 – Santuário de Vida Silvestre Vagafogo
A Fazenda Vagafogo é um local que contem ampla riqueza natural, onde há espaço principalmente para a vegetação típica do cerrado. Uma visita até lá garante visões exuberantes de suas paisagens. Os turistas ainda podem desfrutar de diversas atividades como trilhas (que adotam metas de preservação e sustentabilidade), ecoturismo com atividades de educação ambiental e ainda podem visitar cachoeiras e piscinas naturais. Vale a pena conhecer essa maravilha!
Telefone: (62) 3335-8515
Endereço: Rua Frota, S/N – Alto do Carmo, Pirenópolis – GO, 72000-980
6 – Centro Histórico de Pirenópolis
O Centro Histórico de Pirenópolis é algo que parece nunca mudar, até porque, se trata de um patrimônio tradicional e pitoresco da história de nosso estado. Muitos vão até a cidade em busca da diversão de suas cachoeiras, mas por outro lado, vale mencionar que um de seus principais atrativos se encontra também em sua arquitetura que ainda carrega os mesmos traços coloniais de outras épocas.
Em seu centro é possível encontrar casas antigas com detalhes que chamam atenção, restaurantes, cafés, lojas de produtos e lembrancinhas e suas ruas de pedra, característica principal. É por ali que se encontra a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que atrai milhares de turistas ao ano e centenas por dia!
7 – Cachoeira das Araras
Se você vai conhecer Goiás e pretende passar uma estadia na cidade de Pirenópolis, nada melhor que visitar suas lindas cachoeiras. O destaque vai para a Cachoeira das Araras, que é cercada por natureza e uma linda área com vida selvagem.
Não fica tão afastada do centro da cidade quanto outras que podem ser encontradas por lá. Possui paisagens deslumbrantes, apesar de não ser tão grande. Conta com excelente estrutura e recebe diariamente família e amigos, reservando ainda um espaço para estacionamento e conta com um bar.
Endereço: Rodovia GO-338, Km 18 Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000
8 – Museu das Cavalhadas
Com um espaço físico pequeno mas cheio de história, o Museu das Cavalhadas conta com um excelente acervo sobre a tradicional festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. Se você tem interesse pelas festas tradicionais da cidade, é um passeio indispensável!
Endereço: R. Direita, 39 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000
Na Chapada dos Veadeiros:
É na Chapada que se encontra a maior porção de cerrado contínuo do mundo! Se encontra na parte nordeste de Goiás e conta com extensão gigante, de aproximadamente 65.514 hectares. Suas formações vegetais são únicas e também se enquadram como algumas entre as mais antigas do planeta.
Com área que se estende para algumas cidades, é assim conhecida pela quantidade de veados campeiros que habitam suas terras. Entre suas atrações podemos encontrar cachoeiras, cavernas, rios e poços, sem contar seus lindos cânions.
9 – Alto Paraíso
É no município de Alto Paraíso que se encontra o distrito de São Jorge, considerado como porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Apenas para que você tenha ideia, a cidadezinha possui o título da UNESCO de Patrimônio da Humanidade. Se vai conhecer Goiás, nada melhor que visitar um lugar como esse, não acha?
Sua natureza é exuberante e conta com mais de 120 cachoeiras catalogadas, sempre mantendo suas águas cristalinas e podendo ser encontradas de diversos tamanhos. Também é um excelente lugar para quem adora boas aventuras e atividades de ecoturismo. Conta com hotéis, pousadas e campings para melhor receber e acomodar os turista.
10 – Cavalcante
Também conhecida por abrigar diversas cachoeiras, a cidade de Cavalcante é a que abriga a maior parte da Chapada dos Veadeiros. É exatamente ali que se encontra a exuberante Cachoeira Santa Bárbara, a que mais atrai público por sua imensa beleza.
Para receber os visitante, a cidade conta com boa estrutura de pousadas, hotéis, campings e restaurantes.
11 – Povoado Kalunga do Engenho
A 27 quilômetros do centro de Cavalcante, o Povoado do Engenho é nada menos que um sítio histórico e um Patrimônio Cultural Kalunga. Apenas para que você tenha ideia, a região conta com 230 mil hectares de cerrado que se encontra sob proteção. Conta também com a maior comunidade remanescente de quilombo de nosso país, abrigando cerca de 4 mil pessoas que até pouco tempo não tinham contato com nossa sociedade.
Mais cidades que você precisa visitar para conhecer Goiás:
12 – Caldas Novas
Quando alguém pensa em conhecer Goiás, não pode deixar de lado a cidade de Caldas Novas, um dos principais destinos de turistas de todo o Brasil e de goianos de cidades vizinhas. Conhecida em todo o país como a terra das águas termais, sempre há diversas atividades de lazer e surpresas para os visitantes.
Para se ter noção, cerca de quatro milhões de turistas passam pela cidade anualmente, também atraindo pessoas de fora. É ali que se encontra o maior polo hoteleiro de Goiás, contando com os melhores parques aquáticos do país. Também é na cidade que se encontra o Parque Estadual da Serra de Caldas, excelente opção para quem curte trilhas, ecoturismo e claro, bons banhos em cachoeiras.
13 – Aruanã
Considerado por muitos como o centro Obelisco do Brasil, também é um dos municípios que mais recebem turistas durante o ano. Isso porque é em suas terras que se encontram partes do tão querido Rio Araguaia, que atrai visitantes de todos os cantos do país.
O ambiente também é perfeito para os amantes da pesca esportiva e de qualquer tipo de atividade que envolva água. Essa é considerada como a “praia de Goiás” e sem dúvida, é um dos ambientes mais lindos para visitar!
14 – Cidade de Goiás
Mais conhecida como “Goiás Velho”, não pode ficar de fora do roteiro de quem pretende conhecer Goiás. É uma das principais cidades turísticas de nosso estado e foi nossa primeira capital. A principal atração turística vai para sua arquitetura que, assim como em Pirenópolis, carrega consigo traços coloniais.
A terra da tão querida poetisa Cora Coralina ainda abriga um museu em sua homenagem, que se concentra na antiga casa em que a própria morou durante tanto tempo. Vale muito a pena conhecer!