O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) acontece no próximo domingo (25/11) em todo o Brasil e será aplicado a 550 mil estudantes, para cursos de 27 áreas do conhecimento. A prova tem início às 13h30, horário de Brasília e encerra-se às 17h30, com duração total de 4 horas. A abertura dos portões será às 12h e seu fechamento às 13h.
A prova é voltada para estudantes que estão concluindo o curso de graduação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.
A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é a cada três anos para cada área do conhecimento.
O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares. São avaliados, desenvolvimento de competências, habilidades necessárias na formação geral e profissional, e o nível de conhecimento dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O Enade é o principal componente para calcular os indicadores de qualidade dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos.
O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enade 2018 está disponível no endereço enade.inep.gov.br , ou pelo Aplicativo Enade. Após preenchimento do CPF e senha cadastrada na inscrição o estudante será direcionado para informações sobre o local de prova, horários e atendimentos.
A prova é composta por 40 questões, sendo 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha.
Cursos avaliados pelo Enade em 2018
Em 2018, o Enade avaliará os estudantes dos cursos de bacharel nas áreas de:
Administração;
Administração Pública;
Ciências Contábeis;
Ciências Econômicas;
Jornalismo;
Publicidade e Propaganda;
Design;
Direito;
Psicologia;
Relações Internacionais;
Secretariado Executivo;
Serviço Social;
Teologia;
Turismo.