A insatisfação com a gestão dos hospitais goianos, tanto por parte das Organizações Sociais (OS’s) que gerem as unidades quanto por parte do Estado, parece ter provocado a adoção de medidas radicais. Dois grandes hospitais de Goiás, o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), vão trocar, ainda este mês de novembro, suas gestões, firmando contratos de caráter emergencial com novas OS’s.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Hugo, que atualmente é dirigido pelo Instituto Gerir, terá agora como nova gestora a OS Instituto Haver, até que o novo chamamento público para a unidade seja concluído.
A previsão é de que o chamamento público ocorra entre fevereiro e março de 2019. O contrato com a Haver é de caráter emergencial e tem duração máxima de 180 dias, com as mesmas metas e valores pactuados com o Instituto Gerir (R$ 20,5 milhões mensais), que pediu rescisão contratual alegando atrasos nos repasses financeiros, e estará à frente da unidade só até a segunda-feira (26/11), quando a gestão será efetivamente passada para o Instituto Haver.
Já o Hutrin, em Trindade, também vai ganhar nova e temporária gestão. A OS Gerir, que também administra o hospital, pediu a rescisão do contrato com o hospital, que será, agora, administrado pelo Instituto CEM a partir de contrato emergencial com valor mensal estimado em R$ 2,2 milhões.
Conheça as novas OS’s que assumiram os hospitais goianos
O Instituto Haver, OS que passa a gerir o Hugo, se qualifica como “pessoa jurídica de direito privado, organizada sob os preceitos de associação sem fins lucrativos, constituída em 16 de setembro de 2016, com sede em Goiânia, Goiás, regida pelo seu estatuto social, por normas internas e pela legislação aplicável”.
Em março deste ano, a Haver foi qualificada como OS da saúde e disputou a concorrência pela gestão do Hemocentro. Seu presidente é Yuri Vasconcelos Pinheiro, do Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh), que administra um dos maiores bancos de sangue do Estado.
Já o Instituto CEM, também com sede em Goiânia, se declara como “Organização Social proveniente da iniciativa privada especializada em Gestão PúblicaGestão e com proposta de gestão compartilhada junto ao Poder Público nas áreas da Saúde, Educação, Meio Ambiente e Psico-Social”.