O ano letivo de 2018 não chegou ao fim ainda, mas o Procon Goiás como de costume divulgou os primeiros números da pesquisa sobre o preço das mensalidades para 2019, nas escolas particulares de Goiânia. Os números levantados mostram que a variação pode chegar a 470% em algumas séries de escola para escola.
Segundo as informações divulgadas pelo órgão, 52 escolas da rede privada, em diversas regiões da capital foram visitadas durante a pesquisa. Os números divulgados de forma extraoficial pelo Procon, mostram que o reajuste médio no ano entre as instituições de ensino é de 4,82% nas mensalidades das escolas para o ano que vem.
Durante a pesquisa, o órgão constatou que a variação por exemplo da Educação Infantil I registrou um reajuste de 17,24% para o próximo ano; além dela quem também teve um reajuste foi a 2ª série do Ensino Médio, com um reajuste anual de 12,26% para 2019.
A variação é menor do que a registrada para 2018
O Procon divulgou no final do mês de novembro do ano passado a variação para 2018 quando foram visitadas 38 escolas. A variação no entanto é maior do que para o próximo ano que é de 4,82%. Em 2018 a variação chegou 9,64% de uma escola para outra, para o ano corrente a maior variação encontrada foi de 300%, porém para 2019 essa variação chega a 470%.
Variação em algumas séries pode chegar a 470% em escolas particulares de Goiânia
O Procon Goiás não observou apenas essas duas séries, em algumas séries a variação no valor pode chegar a 470% com esta sendo a maior diferença encontrada durante as pesquisas. O Procon informou que vai divulgar uma série de orientações para os pais avaliarem a qualidade de ensino, além dos direitos e deveres dos pais ao escolher uma escola particular para educação de seu filho.
Os resultados oficiais vão ser divulgados na manhã da próxima quinta-feira (22/11) na sede do Procon Goiás e publicados no site do órgão www.procon.go.gov.br para que toda à sociedade tenha acesso a informação.