Você já pensou em desenvolver algum tipo de trabalho voluntário? Essa é uma iniciativa que requer bastante comprometimento, uma vez que é praticada em prol de interesses sociais e comunitários. Diversas instituições não contam com apoio financeiro do governo ou de iniciativas privadas, portanto, sempre precisam da ajuda de pessoas de bom coração que estejam dispostas a doar um pouco de seu tempo ou conhecimento em prol de boas causas. Instituições precisam de trabalho voluntário em Goiânia e também em Aparecida.
O Organização dos Voluntários de Goiás (OVG) é um bom exemplo para quem busca praticar esse tipo de ação. O órgão possui uma unidade de formação e encaminhamento de voluntários para aquelas instituições que precisam de ajuda e são cadastradas e parceiras. Mas é claro que existem outros lugares que precisam de muita ajuda. Confira!
Trabalho voluntário em Goiânia e Aparecida:
1 – Centro Goiano de Voluntários, da OVG
Pretende fazer uma boa ação e está em busca de trabalho voluntário em Goiânia? Então procure pelo Centro Goiano de Voluntários (CGV), que é um lindo projeto da OVG.
Atuando desde 2001, a instituição trabalha recebendo, capacitando e encaminhando para as organizações que precisam, pessoas interessadas nesse tipo de iniciativa. Vale lembrar que os locais que recebem os voluntários também são treinados para fazerem isso da melhor forma possível.
O objetivo da instituição é realmente promover a cultura do voluntariado, difundindo e multiplicando experiências de sucesso, potencializando parcerias para o desenvolvimento de mais iniciativas na área.
O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode ser voluntariar! Para isso, basta entrar em contato com o CGV e fazer o pré-cadastro, para participar da capacitação. Após esse processo, a pessoa é encaminhada para instituições parceiras da OVG conforme a disponibilidade de vagas. Não perca essa oportunidade de fazer o bem!
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 17h
Telefone para maiores informações: (62) 3201-9709
Endereço: R. 16-A, 885 – St. Aeroporto, Goiânia – GO, 74075-150
2 – Voluntariado da ACCG
A Associação de Combate ao Câncer em Goiás possui uma Coordenação de Voluntários (CVL), responsável por cerca de 300 pessoas que atuam nos mais diversos projetos do Hospital Araújo Jorge. A seleção acontece anualmente e os interessados precisam passar por avaliações psicológicas e frequentar um curso de preparação, até que sejam encaminhados.
Entre as atividades desenvolvidas pela CLV estão: prestar informações aos pacientes no ambulatório, centro cirúrgico e leitos do Hospital Araújo Jorge, organizar eventos beneficentes, oficinas de costura, entre outros.
Mas antes de se tornar um voluntário é importante estar ciente dos seguintes pontos:
- É preciso assumir um compromisso muito sério com a ACCG, principalmente em função dos pacientes;
- Todas as regras do voluntariado ACCG devem ser cumpridas;
- Não é fornecida ajuda de custo;
- O trabalho voluntário deverá ser conciliado com outras atividades pessoais.
- É preciso ter mais de 18 anos
Os interessados podem entrar em contato com a Coordenação de Voluntários, por meio dos telefones (62) 3243 – 7004 ou 3243 – 7062.
3 – Centro de Valorização da Vida (CVV)
O suicídio é considerado pelo Ministério Público como um problema de saúde pública, e infelizmente, atinge milhares de pessoas em nosso país. No entanto, é sempre bom saber que uma pessoa pode ser impedida de tirar a própria vida através do simples ato de manter um diálogo sincero e saudável com alguém que entenda o que ela está enfrentando.
Este é sem dúvida, um dos maiores esforços do CVV. A discussão e o estudo acerca do tema suicídio são formas eficientes de promover a prevenção e só é possível quado profissionais da saúde, população, mídia e governantes se unem para conduzir as informações necessárias para aqueles que tanto precisam.
O trabalho voluntário em Goiânia também acaba sendo bastante importante para o Centro de Valorização da Vida. O voluntário do lugar doa seu tempo e atenção para aqueles que precisam conversar com alguém de forma anônima e sigilosa, sem críticas ou julgamentos.
Os interessados devem ter acima de 18 anos e pelo menos quatro horas disponíveis por semana, e é claro, ter muita vontade de ajudar pessoas. Para ser um plantonista do Programa de Apoio Emocional do CVV, é preciso participar de um curso gratuito de preparação, seja na unidade próxima a você, ou mesmo pelo ambiente virtual.
Faça seu cadastro clicando aqui!
4 – Associação Solar das Acácias
A Associação Solar das Acácias é um abrigo de idosos que oferece abrigo, cuidados e orientações também para pessoas carentes que buscam por reintegração na sociedade. Localizada na cidade de Aparecida de Goiânia, a casa foi fundada ainda no ano de 1987 e luta para continuar seguindo sua missão.
Atualmente, o abrigo atende permanentemente 20 idosos que possuem acesso a um ambiente pluralista no que tange o aspecto religioso. A casa é um dos locais que mais precisam de trabalho voluntário, seja para ajudar a cuidar dos idosos ou ajudas que vem de doações ou mesmo visitas.
Telefone para maiores informações: (62) 3282-9095
Endereço: R. 15 de Março, Quadra 3, Lote 4, s/n – Parque Flamboyant, Aparecida de Goiânia – GO, 74922-480
5 – Grupo Miau Auau
O trabalho voluntário em Goiânia também pode ser feito através de uma adoção ou doação. Isso mesmo! Para entender melhor, você precisa conhecer a Associação de Proteção Animal Miau Auau. A instituição atua sem fins lucrativos e resgata cães e gatos das ruas para encaminhá-los para adoção.
Os bichinhos são tratados, castrados e vermifugados antes de passarem pelo processo. Mas para continuarem realizando esse trabalho, o grupo depende sempre de doações de ração e produtos para os pets, bem como da venda de produtos como camisetas, canecas e plaquinhas de identificação.
Para ajudar a ONG, você pode entrar em contato pelo Instagram @grupomiauauau ou pelo e-mail: [email protected].
6 – Instituição Social Manassés
O trabalho voluntário em Goiânia pode ser realizado com pequenos gestos e até mesmo onde você menos espera. Quem tem o costume de andar de ônibus pela capital e cidades do entorno, provavelmente já viu alguns jovens representando a instituição.
Fundada há cerca de 15 anos, a ONG foi criada pelo pastor Manassés, com o intuito de ajudar e recuperar jovens dependentes químicos. E assim vem sendo até os dias de hoje, funcionando de forma gratuita para aqueles que precisam e sobrevivendo com a ajuda de doações e da venda de balas e outros produtos.
Essas vendas são feitas dentro dos ônibus coletivos, por rapazes da própria instituição que são ex-dependentes. Você pode comprar deles, ou ainda oferecer doações e trabalhos voluntários na própria instituição.
Telefone para maiores informações: (62) 3609-6089
Endereço: Av. Venerando de Freitas Borges, 692 – Qd 5, lote 2, Setor Jaó