Dezembro já está chegando e traz consigo merecidas férias para muita gente. Muitos dizem preferir esta época do ano para tirar aqueles dias de folga e apenas relaxar, ou aproveitar para fazer boas viagens. Falando nisso, se lembra de qual foi sua última viagem? Tem gente que adora ir em busca de novas aventuras bem longe daqui, mas vale lembrar que não é preciso percorrer grandes distâncias para contemplar os os mais belos lugares. Quem passa as férias em Goiás sabe muito bem disso!
Sombra e água fresca. Quem é que não precisa disso de vez em quando? Pois bem, se você é um verdadeiro apaixonado pela natureza e ama passar um tempo em meio ao verde e se refrescando em magníficas cachoeiras, não é preciso sair de Goiás. Nosso estado conta com diversas cidades turísticas que atendem aos mais diversos gostos, mas que sempre prezam por manter seus visitantes em completa sintonia com o meio ambiente. Dá uma olhada!
Opções para curtir as férias em Goiás:
1 – Pirenópolis
Para quem vai passar as férias em Goiás, nada melhor do que tirar alguns dias de descanso em Pirenópolis. Uma das principais cidades turísticas do estado, está localizada a mais ou menos 120 km de Goiânia. Conhecida por ser uma cidade que ainda carrega consigo traços coloniais, conta com diversos cenários históricos que são simplesmente incríveis e representam quase uma viagem no tempo para seus visitantes.
Como se não bastasse, a cidade ainda é cercada por morros e cachoeiras, que por sinal, caracterizam suas principais atrações. Vale lembrar que algumas cachoeiras estão em propriedades privadas, portanto, pode ser necessário pagar determinado valor para conhecê-las. Mas é claro, existem aquelas que são abertas e ainda encantam os olhos de quem observa.
Apenas para que você tenha ideia de sua importância, chegou a ser tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN. Os turistas podem praticar diversas atividades, como ecoturismo, trilhas, rapel, montanhismo dentre outras.
2 – Aruanã
Férias em Goiás também clamam pela cidade de Aruanã. Considerada por muitos como o centro “Oelisco do Brasil”, concentra parte do Rio Araguaia, um dos mais queridos de todo o país. Tal fator faz com que a cidade seja uma das que mais recebe turistas anualmente em nosso estado.
Portanto, para aqueles que pretendem passar alguns dias na cidade é possível fazer reservas em hotéis ou casas de hospedagem, ou ainda optar por acampamentos. Mas fique alerta, caso escolha a primeira opção é importante fazer suas reservas com boa antecedência, principalmente para os períodos de férias, já que a cidade costuma ficar cheia em tal época e os preços também aumentam e há riscos de você nem mesmo encontrar vagas.
O lugar é perfeito para qualquer atividade que envolva água. Seja para nadar ou praticar algum tipo de esporte, vale muito a pena conhecer as belezas da cidade!
3 – Caldas Novas
Se o assunto é Goiás, é claro que não poderíamos deixar de mencionar Caldas Novas. Também conhecida como uma das principais cidades turísticas do estado, é famosa em todo o país por ser a “terra das águas termais”. Turistas surgem de todos os cantos do Brasil e até mesmo do mundo!
Para você ter ideia, as estimativas são de que, anualmente, a cidade receba mais de 4 milhões de visitantes! Sim, é realmente muita coisa! Quem vai até lá pode encontrar diversos parques aquáticos sendo que alguns entram para a lista entre os melhores do país.
Também vale lembrar que ali se encontra o Parque Estadual da Serra de Caldas, um excelente destino para quem curte trilhas, banhos em cachoeiras e ecoturismo.
4 – Salto de Corumbá
Se você vai passar as férias em Goiás e está procurando por opções que lhe permitam fazer intensas conexões com a natureza, sem dúvida Salto de Corumbá é o destino ideal. A 115 km de Goiânia e 95 km de Brasília, conta com um climinha tranquilo e repleto de natureza para todos os gostos.
Se você gosta de fazer trilhas, tomar banho em cachoeiras, fazer rapel e outras atividades no segmento, certamente irá se apaixonar pelo lugar que conta com belezas indescritíveis.
O centro de Corumbá também tem suas atrações. O principal destaque vai para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, que já conta com quase 300 anos de história. Vale a pena fazer não apenas uma, mas várias visitas!
5 – Cocalzinho de Goiás
O município, que fica no interior de Goiás, é pequeno mas ainda merece todo reconhecimento. É responsável por receber boa parcela dos turistas do estado. Localizada a quase 130 km de Goiânia, é cortada por rios e córregos que são responsáveis por transformar a paisagem do local, dando vida a cenários simplesmente exuberantes.
Quem vai até a cidade não pode deixar de ir na tirolesa Voo dos Pirineus, que para você ter ideia, tem seus 567 metros de comprimento! E aí, teria coragem?
Uma curiosidade sobre a cidade é que ela é responsável pela produção de vinhos finos e premiados com uvas europeias. E se você quiser conhecer o maior lago subterrâneo de toda a América Latina, pode fazer uma visitinha na Caverna dos Ecos, que sem dúvida irá vislumbrar um cenário paradisíaco!
6 – Formosa
Para aqueles que já conhecem a cidade, sabem que seu nome é puro reflexo de suas características. A cidade é simplesmente linda e fica a 282 km de Goiânia e a 80 km de Brasília. Dona de uma valiosa riqueza natural, possui diversas cachoeiras sendo que a de maior destaque é a Cachoeira do Itiquira. Com suas quedas de 168 metros, é considerada como uma das mais altas da América Latina!
Vale lembrar que, diferente de muitas, a cachoeira possui fácil acesso e crianças, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção podem chegar até o local de forma bem fácil. Os visitantes também podem conhecer o Lajedo e suas lindas piscinas naturais, o Buraco das Araras, Cachoeira do Bisnau, Gruta das Andorinhas e o Rio Bandeirinha, que é formado por diversas cachoeiras.
7 – Caiapônia
As férias em Goiás também pedem uma visitinha em Caipônia. Muitos moradores do estado sequer conhecem a cidade, mas podemos dizer que ela merece reconhecimento e pode ser um destino bem mais atraente que muitas viagens para fora. Localizada a 318 km de Goiânia, também reserva lugares incríveis e que contam com diversas cachoeiras.
Dentre elas, as mais conhecidas são: Cachoeira de Samambaia, Cachoeira do Rio Verdão, Cachoeira de São Domingos, Cachoeira do Jalapa, entre outras.
Na cidade também se encontram serras e morros que fazem parte de seu cartão-postal e atraem vários turistas. Para quem preferir ficar pelo centro da cidade, ainda é possível contemplar o Lago dos Buritis, que fica exatamente na região onde acontecem as festas e eventos de Caiapônia.
8 – Cidade de Goiás
Não é à toa que a cidade é nacionalmente conhecida e uma das mais visitadas de Goiás. Sua arquitetura colonial é o principal charme e atrativo do município, onde os turistas podem visitar diversos locais que fazem parte da história do estado.
Conhecido também por ser a terra de Cora Coralina, concentra um museu feito em sua homenagem e que fica em sua antiga casa. Aberto à visitações, é um dos principais pontos de Goiás.
9 – São João D’Aliança
Se você vai passar as férias em Goiás precisa conhecer a cidade que é a “porta de entrada” para a Chapada dos Veadeiros. Bastante conhecida por ser a casa de várias cachoeiras e cânions, os pontos de parada obrigatória vão para o cânion Buraco do Farias, a Cachoeira do Cantinho, Cachoeira São Pedro, Cachoeira do Mingau, Cachoeira do Label, Cachoeira das Andorinhas e a Cachoeira São Cristóvão, que contam com quatro belíssimas quedas d’água.
10 – Alto Paraíso de Goiás
Localizada em área de proteção ambiental desde o ano de 2001, a cidade se encontra em meio a Chapada dos Veadeiros. Se você vai passar as férias em Goiás e pretende dar um pulinho por lá, encontrará pousadas, praças, restaurantes e bares que o acolherão com toda a hospitalidade. Mas se o espírito aventureiro não o deixa, também é possível encontrar várias cachoeiras que farão você se apaixonar pelo lugar.
Em todo caso, a principal atração turística fica por conta da Vila de São Jorge. Com ambientação rústica, é extremamente charmosa e garante momentos de paz para seus visitantes, mantendo ainda muito contato com a natureza e oferecendo paisagens incríveis.
11 – Parque Nacional das Emas
Praticamente todo mundo que passa as férias em Goiás também faz aquela visitinha ao Parque Nacional das Emas. Bastante conhecido, é uma das poucas unidades de conservação que preservam, dentro do estado de Goiás, as mais diversas formas do cerrado. Assim, é possível encontrar por ali campos limpos e sujos, veredas e matas ciliares.
Além da vegetação típica do bioma, os visitantes também podem ter a oportunidade de observar animais típicos, a exemplo da ema, tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, veado, anta, entre outros. Vale mencionar que o parque preserva rios de importantes bacias hidrográficas do país, como os rios Taquari, Araguaia, Fromoso e Jacuba.
Entre seus principais atrativos estão os passeios de bote, o “boia cross” (feito nas corredeiras do rio Formoso), ciclismo e passeios no Carro Safári.
12 – Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros também é um dos principais destinos para quem passa as férias em Goiás. Sua área se concentra em alguns municípios da cidade, passando por Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge, por exemplo.
Considerado como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, desde 2001, é preciso ter disposição para conseguir acesso à região. Isso porque é preciso passar por trilhas de acesso que chegam a 5 km, contendo trechos íngremes e cheios de pedras.
No entanto, a recompensa chega! Ao término do trajeto o visitante se depara com uma imensidão de belezas naturais, a exemplo de poços que surgem da base de enormes quedas d’água. Também é possível encontrar lindas cachoeiras e formações rochosas.