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“Sinal de alerta”, diz economista sobre a saída da Unilever de Goiânia

Por Ton Paulo
Publicado em 19/11/2018 às 11:54
"Sinal de alerta", diz economista sobre a saída da Unilever de Goiânia

Foto: Reprodução

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A capital de Goiás recebeu recentemente o que é, para a economia, uma notícia não muito agradável. A multinacional Unilever, que possui mais de 400 marcas compradas em 190 países e que atua em Goiânia na fabricação de produtos alimentícios, anunciou que deixará a cidade e migrará para o município de Pouso Alegre, em Minas Gerais.

Depois de anunciarem nesta semana o investimento de R$ 127 milhões na expansão da fábrica em Pouso Alegre, diretores da multinacional Unilever afirmaram que o grupo vai transferir para a cidade mineira toda a linha de produtos alimentícios Hellmann’s e Arisco.

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Um dos principais motivos da transferência para a cidade mineira foi o oferecimento do governo do Estado de benefícios fiscais à multinacional britânica-neerlandesa. Conforme noticia o jornal Valor Econômico e a imprensa mineira, que está em polvorosa, a multinacional terá isenção de tributos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por cinco anos, do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e de taxas de fiscalização sobre as obras.

Em entrevista ao Dia Online, o economista Marcus Teodoro Batista, especialista em finanças, disse que a saída da Unilever de Goiânia representa um forte impacto negativo para a economia da capital, uma vez que a multinacional oferecia centenas de empregos diretos e indiretos, compra de produtos de fornecedores goianos entre outros fatores.

Marcus Teodoro também declarou que a perda que o Estado sofreu representa um “sinal de alerta” para o governo, e que Goiás está “parado no tempo”. “Basta olhar para os últimos 15, 20 anos. Vieram para cá pouquíssimas empresas. A saída da Unilever não deve causar um ‘efeito cascata’, mas um é um sinal de alerta. Se o governo não se mexer para atrais mais empresas, vamos perder mais”, explica.

O economista também explana que a isenção tributária conta pontos, mas não é o único fator de incentivo para a vinda de empresas. “Não é só a questão dos tributos que a empresa olha. É analisado também a questão da demanda, da qualidade de mão-de-obra, há uma série de fatores”, diz.

Atualmente, Goiás possui um forte foco no agronegócio, mas, segundo o especialista, a expansão da economia goiana para outras áreas poderia melhorar o cenário econômico. “Goiás tem hoje um PIB de 170 bilhões de reais, o que é muito pouco, porque o Estado tem potencial para ter um PIB de 500 bilhões”, finaliza.

A Unilever

Unilever é uma multinacional britânica-neerlandesa de bens de consumo cossediada em Roterdã, nos Países Baixos, e em Londres, no Reino Unido. Seus produtos incluem alimentos, bebidas, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal. É a terceira maior empresa de bens de consumo do mundo medida pela receita de 2012, após a Procter & Gamble e a Nestlé.

A multinacional é também a maior produtora de alimentos untáveis do mundo, como a margarina. Uma das empresas multinacionais mais antigas, seus produtos estão disponíveis em cerca de 190 países. A Unilever possui mais de 400 marcas, mas concentra-se em 13 marcas com vendas de mais de 1 bilhão de euros: Axe/Lynx, Dove, Omo, Becel/Flora, Heartbrand, Hellmann’s, Knorr, Lipton, LUX, Magnum, Rama, Rexona, Seda e Surf. Ela está organizada em quatro divisões principais: Alimentos, Refrescos (bebidas e gelados), Cuidados Domésticos e Cuidados Pessoais. Possui instalações de investigação e desenvolvimento no Reino Unido, nos Países Baixos, na China, na Índia e nos Estados Unidos.

Tags: goiásimpacto econômicounilever

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