Para os amantes do bom futebol, Goiânia conta com ótimas opções para sediarem importantes jogos, sejam eles de torneios, campeonatos estaduais, nacionais e até mesmo internacionais. Sempre que pensamos em grandes duelos dessa modalidade esportiva, lembramos também de um gigante goiano: o Estádio Serra Dourada.
Com ampla estrutura e considerado um verdadeiro complexo de entretenimento para os torcedores, o estádio ganha o título de reconhecimento como o maior de Goiás, com capacidade oficial para 50.049 espectadores, mas que por medidas de segurança, possui autorização para receber até 41.574 visitantes ao mesmo tempo.
E é ali, em meio a gritos, pulos, torcidas, choros e comemorações, que os torcedores se reúnem em uma grande festa dedicada a seus times de coração. E você, já fez alguma visita ao estádio?
Um pouquinho mais sobre o Estádio Serra Dourada
O Estádio do Governo de Goiás, mais conhecido como Estádio Serra Dourada, foi projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha (vencedor do Prêmio Pritzker de 2006) e inaugurado ainda no ano de 1975, precisamente, no dia 9 de março. Já ficou no top 10 entre os maiores do Brasil, ocupando a sétima posição. No entanto, atualmente se encontra no vigésimo primeiro lugar.
Os torcedores sempre podem esperar por partidas dos principais times da cidade, como Atlético Clube Goianiense, Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube. Mas não pense que o lugar se resume a intensos e emocionantes jogos da modalidade.
Eventualmente, o campo do estádio também se transforma em um enorme palco para outros tipos de acontecimentos. Quem é que não se lembra do ano de 2013, quando Goiânia recebeu o ex-Beatle Paul McCartney? Pois bem, quem deu espaço para esse grande fenômeno do rock mundial foi exatamente o Estádio Serra Dourada.
Apenas para que você tenha ideia, o músico se apresentou para um público superior a 40 mil pessoas, essas, vindas não apenas da capital mas também de todos os cantos do Brasil.
Durante quatro anos seguidos também foi a sede da Conferência Internacional Radicais Livres, evento religioso caracterizado como um dos maiores do país, reunindo milhares de jovens. Ainda vale lembrar que a parte externa do local também é utilizada para receber eventos.
O Villa Mix Festival acontece anualmente em seu estacionamento, que possui ampla estrutura e capacidade estimada para 10 mil vagas. O estádio é cercado por importantes vias de trânsito, localizado na região sul de Goiânia, às margens da BR-153, o que garante sua acessibilidade.
O jogo que entrou para a história
Perto de completar seus 44 anos, é fácil imaginar que alguns jogos simplesmente entraram para a história do estádio, permanecendo vivos ainda no imaginário daqueles que puderam estar presentes. O principal marco está sem dúvida na partida de inauguração, embora ainda carregue consigo algumas controvérsias.
O jogo de estreia aconteceu no dia 9 de março de 1975, em uma eletrizante partida entre a Seleção Goiana e a Seleção Portuguesa, onde os goianos acabaram ganhando de virada e encerrando o placar em 2 x 1.
Mas vamos lá. Se lembra que mencionamos que a capacidade oficial do estádio é para pouco mais de 50 mil pessoas? Uma curiosidade é que neste dia e em alguns jogos que aconteceram mais tarde, o público registrado se aproxima dos 80 mil! Exatamente, 80 mil pessoas reunidas em um mesmo lugar, que aparentemente nem mesmo teria tal capacidade.
A questão é que, para atender medidas legais e de segurança, a capacidade foi sendo reduzida ao longo dos anos até chegar na que conhecemos hoje. Em todo caso, o importante é que foi uma partida linda e inesquecível para os milhares de sortudos que puderam estar ali.
Outras curiosidades
Com área total de 800 mil m², o Estádio Serra Dourada conta com 22 lanchonetes, 53 banheiros, 34 cabines para rádio, 4 vestiários para jogadores e 2 para árbitros, 2 salas para aquecimentos, 5 bilheterias, 7 portões de entrada e 12 de saída.
Seu gramado segue o mesmo padrão estipulado pela FIFA e CBF, com as dimensões de 105 x 68 metros, entrando para a lista entre os três melhores do Brasil.
Passadas informações técnicas, você tem ideia de quem foi o jogador que mais fez gols no estádio? Se sua resposta foi Túlio Maravilha, acertou! Foram 131 bolas colocadas na rede por ele. Vale lembrar que o estádio também acabou entrando para a história após o atacante Wendel Lira, do Goianésia, conquistar o Prêmio FIFA Puskás, com o gol mais bonito do ano de 2015.
Se você ainda não teve a oportunidade de presenciar um jogo no local, já deveria pensar em fazer isso. Mesmo para aqueles que não dão muita importância para futebol, sentir a energia vinda dos torcedores no estádio é uma experiência única e é sempre bacana!