Pelos menos 12 mil pedidos de bloqueios de ligações de telemarketing de operadores de celular, foram feitos até o início de novembro deste ano, no Procon Goiás, pelo Procon Web. A empresa tem até 30 dias para retirar o número do cliente do banco de dados.
A matéria foi publicada na manhã deste domingo (18/11) no G1 e traz que este é o serviço mais procurado no site do Procon Goiás.
No Estado, o bloqueio é possível devido a lei número 17.424 sancionada em setembro de 2011. E segundo as informações publicadas, desde então, o número de solicitações tem aumentado a cada ano.
Até o início de novembro, o órgão registrou um aumento de 228% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram feitos 5.317 pedidos de bloqueios. Em 2016, o órgão registrou um número bem abaixo do que nos últimos dois ano, com um total de 1.620 registros.
Em entrevista ao G1, a superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, afirmou que mesmo depois do pedido de bloqueio de ligações, a operadora não parar de fazer as ligações, o consumidor pode entrar em contato com o órgão e a empresa ser multada.
Os números divulgados até o momento pelo órgão em seu site, são do início do mês, desta maneira, a quantidade de pedidos feitos pelo site do Procon Goiás, pode ser maior do que o registrado até agora. Com o número levantado até o momento, o serviço de bloqueio de ligações de telemarketing é o mais procurado pelo Procon Web.
Aprenda como solicitar o bloqueio das ligações de telemarketing das operadoras no Procon Goiás:
Acesse primeiramente o site do Procon Goiás, e procure a opção Bloqueios, cadastre o seu número de telefone ou números em que não quer mais receber as mensagens com promoções ou ligações da operadora. O bloqueio pode ser feito por até três números do Cadastro de Pessoa Física (CPF)