Faltam apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro da Série B. Embora os três representantes do futebol goiano ainda tenham chances de alcançar o acesso à elite do futebol brasileiro, o único que depende das próprias forças é o Goiás.
Em determinado momento do segundo turno da competição foi possível sonhar com Goiás, Vila Nova e Atlético Goianiense na primeira divisão. No entanto, a campanha irregular das equipes nesta reta final de Série B pode tornar esse sonho em pesadelo.
A 37ª rodada reserva fortes emoções para o torcedor.
Atlético Goianiense
Dos três times goianos, o Atlético é o que está em situação mais complicada. Com 53 pontos e ocupando a oitava colocação, o Dragão precisa de um milagre para alcançar o acesso. A campanha irregular durante todo campeonato complicou o rubro-negro que não conseguiu emplacar uma sequência de bons resultados.
Sem vencer em casa desde o dia 04 de setembro, quando derrotou a Ponte Preta por 2 a 0, o Dragão enfrenta o São Bento nesta sexta-feira, 16, às 20h30 , no Estádio Antônio Aciolly. Para esta partida a equipe vem com três alterações em relação ao confronto contra o CSA. Gilvan, que estava suspenso na última rodada, retorna no lugar de Lucas Rocha. O jovem lateral-esquerdo Moraes ganha espaço com a suspensão de Jonathan e Vitinho ganha a vaga de Fernandes no meio-campo.
Provável escalação do Atlético para o confronto contra o São Bento: Klever; Alisson, Oliveira, Gilvan e Moraes; Pedro Bambu, Vitinho e João Paulo; André Luis, Júlio Cesár e Renato Kayser. Técnico: Wagner Lopes
Vila Nova
A esperança de ver o Vila Nova na Série A parecia distante para o torcedor Vila Nova após a goleada sofrida diante do Brasil de Pelotas, mas após a vitória sobre o Figueirense na última rodada e o tropeço das equipes que estão à frente trouxeram esperança ao Tigre.
Caso vença o Criciúma no Serra Dourada, às 19h30, neste sábado (17/11), a equipe colorada, que possui 55 pontos e está na sétima colocação, pode retornar ao G-4 e ir para o último jogo depende apenas de si. Para que isso aconteça o Colorado precisa torcer para que o Londrina não vença o confronto contra o CRB nesta sexta-feira e contar com derrotas de Goiás e Avaí.
O tigrão perdeu pontos importantes jogando como mandante dentro da competição e não tem mais margem para erro. Se quiser o acesso, a equipe comandada pelo técnico Hemerson Maria precisa da vitória para seguir vivo na briga por uma das vagas a elite do futebol nacional.
Provável escalação do Vila Nova contra o Criciúma: Rafael Santos; Maguinho, Wesley Matos, Diego Giaretta e Hélder; Geovane, Moacir, Mateus Anderson, Alan Mineiro e Juninho; Elias. Técnico: Hemerson Maria
Goiás
O único goiano a depender das próprias forças é o Goiás. O alviverde é o quarto colocado com 57 pontos e garante o acesso com mais quatro pontos. Uma vitória e um empate nos dois jogos que restam são o suficiente para que o Goiás volte à primeira divisão após o rebaixamento em 2015.
Mas se engana quem pensa que a vida do Esmeraldino será fácil. O adversário do próximo sábado (17/11) é o Oeste, clube que corre risco de ser rebaixado e busca os três pontos para se distanciar dos fantasma da terceira divisão. As equipes se enfrentam na Arena Barueri, às 21h00.
Para o duelo deste sábado, o Goiás não contará com Lucão, artilheiro da competição com 16 gols. O atacante cumpre suspensão automática pelo cartão amarelo recebido na partida contra o Coritiba. Com isso, Júnior Viçosa ganha vaga entre os titulares.
Provável escalação do Goiás contra o Oeste: Marcos; Alex Silva, Victor Ramos, David Duarte e Ernandes; Gilberto Júnior, João Afonso e Giovanni; Michael, Júnior Viçosa e Rafinha (Maranhão). Técnico: Hermerson Maria