O Atlético-MG se manteve na sexta posição, portanto dentro da zona de classificação à Copa Libertadores, ao vencer o Bahia por 1 a 0, neste sábado, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 35.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time mineiro soma 53 pontos e não pode ser superado neste final de semana, enquanto que os baianos continuam com 44, em 10.º lugar.
O primeiro tempo foi bastante movimentado dentro de um cenário já esperado. O Atlético-MG teve maior domínio da bola, conseguiu pressionar, porém sempre finalizou sem perigo. O Bahia apostou na velocidade de Élber, pelo lado direito, para tentar chegar na frente em um contra-ataque.
As melhores chances mineiras saíram dos pés de Cazares. Na primeira, aos 36 minutos, ele chutou de longe e a bola quicou na frente do goleiro Douglas Friedrich, que se esticou para mandar a bola a escanteio. Aos 40, em cobrança de falta, o equatoriano encobriu a barreira, mas a bola balançou as redes pelo lado de fora.
O Atlético-MG voltou mais disposto no segundo tempo, abrindo o placar aos seis minutos. Chará desceu pelo lado esquerdo e na linha de fundo fez o passe para Cazares, que levantou a bola com um leve toque e chutou no ângulo esquerdo de Douglas Friedrich. Um gol com categoria.
A torcida ainda festejava, quando Fábio Santos cometeu falta feia em cima de Élber e acabou expulso – já tinha o cartão amarelo. O técnico Levir Culpi recompôs o seu setor defensivo com a entrada de Gabriel no lugar de Ricardo Oliveira, que acabou sacrificado.
A partir daí, a história mudou porque o Atlético-MG se viu obrigado a se defender. O Bahia tentou se soltar, mas não conseguiu as infiltrações, nem as finalizações. O técnico Enderson Moreira ainda soltou o time tricolor baiano ao tirar o meia Ramires para a entrada do atacante Gilberto.
Cazares, completando 150 jogos com a camisa do Atlético-MG, continuou sendo o dono da noite. Aos 25 minutos, ele fez lançamento de três dedos para Chará, que invadiu a área e foi bloqueado pelo zagueiro no momento da finalização. Aos 30, quase marcou olímpico ao bater escanteio com curva e exigir uma grande defesa de Douglas Friedrich.
Enderson Moreira arriscou tudo aos 34 minutos ao tirar o zagueiro Jackson para a entrada do atacante Allione. E o Bahia quase empatou aos 36, quando Ediga Junio cabeceou após cruzamento de Bruno. O goleiro Victor saltou e empurrou para escanteio.
Aos 39 minutos, Cazares, muito cansado, foi substituído por Terans e recebeu o merecido aplauso da torcida. Depois ela ficou na contagem regressiva para o término do jogo.
Nesta quarta-feira, pela 36.ª e antepenúltima rodada, o Atlético-MG vai enfrentar o Internacional no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, a partir das 19h30. O Bahia vai tentar a reabilitação diante do Fluminense, na quinta, na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 21 horas (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 x 0 BAHIA
ATLÉTICO-MG – Victor; Patric, Leonardo Silva, Iago Maidana e Fábio Santos; Adilson, Elias, Luan (Matheus Galdezani), Cazares (Terans) e Chará; Ricardo Oliveira (Gabriel). Técnico: Levir Culpi.
BAHIA – Douglas Friedrich; Bruno, Tiago, Jackson (Allione) e Paulinho; Gregore, Nilton (Vinícius), Flávio, Ramires (Gilberto) e Élber; Edigar Junio. Técnico: Enderson Moreira.
GOL – Cazares, aos 6 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Elias (Atlético-MG); Nilton, Élber e Vinícius (Bahia).
CARTÃO VERMELHO – Fábio Santos (Atlético-MG).
ÁRBITRO – Marcelo Aparecido de Souza (SP).
RENDA – R$ 112.493,00.
PÚBLICO – 17.313 pagantes.
LOCAL – Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).