Quatro agentes da Administração Penitenciária de Goiás ficaram feridos após uma viatura capotar próximo a Engenho das Lajes, no Gama (DF), na tarde da última quinta-feira (15/11). Nenhum preso estava na viatura no momento do acidente.
A viatura havia levado um detento de Anápolis e voltava para Luziânia, na Região metropolitana, quando o condutor perdeu o controle. Gleidson Farely de Almeida Nascimento, de 30 anos, ficou gravemente ferido e foi transportado ao Instituto Hospital de Base (IHBDF) por um helicóptero.
Os outros três agentes foram levados ao hospital Regional do Gama (HRG). Maicon Bispo Tomás da Silva, de 35; Íris Wagner Souza Silva, 35 e Jailton Barbo Ferreira, 42, machucaram a cabeça. Jailton foi levado sob suspeita de traumatismo craniano.
A viatura transitava pelo quilômetro 3 da DF-290 por volta de 18h. Inicialmente, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que o condutor perdeu o controle da direção e desceu um barranco.
Viaturas sem manutenção em Goiás
Para o atendimento, foram mobilizados cinco viaturas, num total de dezesseis militares.
Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Goiás, Maxsuell Miranda das Neves, denuncia que o carro não estava apto para o transporte. “A situação preocupante é que as viaturas do sistema prisional estão sem manutenção. Faz 45 dias que as manutenções foram suspensas pela locadora. Isso é brincar com a vida humana. Os especialistas falam que é preciso fazer manutenção antes de viajar. Eles tratam a vida dos agentes como secundário”, esclarece.
A reportagem não conseguiu contato com Hospital Regional do Gama e com o Instituto Hospital de Base.
A DGAP informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que consegue responder à denúncia apenas na próxima segunda-feira (19/11).