A má qualidade do ar, resultante da poluição atmosférica, afeta diariamente 93% das crianças e adolescentes do mundo, o que corresponde a cerca de 1,8 bilhão de pessoas no planeta. Diversas substâncias presentes no ar são prejudiciais à saúde, principalmente ao sistema respiratório, o que pode, em alguns casos mais graves, levar à morte. Para se ter uma ideia, no Brasil, a poluição mata 633 crianças por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que realizou um estudo que mostra que o impacto do ar de má qualidade tem início já na gestação, com o aumento da probabilidade de mulheres darem à luz prematuramente.
Outro aspecto que prejudica nessa fase da vida, especialmente entre as crianças mais novas, é o fato de o sistema imunológico ainda estar em formação. Doenças como alergias, asma, pneumonia e câncer infantil estão entre os problemas de saúde citados pela entidade que podem ter como causa o contato com os poluentes. A exposição aos altos níveis de poluição também aumenta os riscos de doenças crônicas, como as cardiovasculares, e pode afetar o neurodesenvolvimento e as habilidades cognitivas.
DESPOLUIR
O primeiro inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários de 2011 já sinalizou que o setor de transportes é o que mais causa impactos na qualidade do ar (CO2). Por isso, com objetivo de promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) criaram o Programa Ambiental do Transporte – DESPOLUIR, que está completando, neste ano de 2018, 11 anos. Em Goiânia e Anápolis, 65 empresas de transporte de cargas e 30 de passageiros participam da linha de ação de Avaliação Veicular Ambiental do Programa Despoluir
Esta linha de ação engloba diagnósticos, avaliações ambientais de veículos, conscientização e implantação de rotinas nas empresas de ônibus e cargas que possam contribuir para redução da emissão de gases e outros poluentes tóxicos na atmosfera.
Além disso, o Despoluir possui outras iniciativas com o propósito de melhorar o desempenho ambiental do setor de transporte. Entre as outras ações do Programa, destacam-se o incentivo ao uso de energias e tecnologias limpas, o auxílio aos transportadores na adoção de boas práticas de gestão ambiental, a educação ambiental dos trabalhadores do setor e a participação nos principais fóruns de elaboração de políticas públicas para o transporte. “As ações de conscientização, promovidas pelo Programa, garantem benefícios diretos para o meio ambiente e para a saúde dos trabalhadores, além de aumentar a eficiência e contribuir para a redução dos custos com combustíveis, aumento da eficiência operacional e adoção de tecnologias mais limpas”, afirma Miguel Jacinto Lopes, da HP Transportes, que desde 2005 aderiu ao Programa e já colhe os bons resultados.