Foi preso na manhã desta quarta-feira (14/11) no interior de Goiás, um grupo criminoso especializado na fabricação de remédios irregulares para emagrecimento, de acordo com informações da Polícia Civil. A ação integra a Operação Dieta de Risco, deflagrada pela Delegacia de Jandaia, com apoio de investigadores dos municípios de Edéia, Indiara, Quirinópolis, Santa Helena, Rio Verde e Acreúna.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva em Jandaia e Acreúna. Além das prisões, as equipes de policiais civis também desativaram um laboratório clandestino na cidade de Rio Verde, onde foram apreendidas milhares de cápsulas e insumos, além de aparelhos para encapsulamento.
Na ação, os policiais apreenderam também mais de R$ 30 mil em espécie.
Grupo do interior de Goiás vendia remédios irregulares pela internet
De acordo com as investigações, a quadrilha vendia os remédios irregulares para emagrecimento por meio de sites e perfis em redes sociais. A comercialização era feita por todo o país.
“Há indícios de uso até mesmo de anfetaminas na composição dos medicamentos, que colocavam em risco a saúde dos usuários dos produtos fabricados pela quadrilha”, ressaltou Taísa Antonelo, delegada chefe da 8ª Delegacia Regional de Polícia.
Os sete envolvidos foram indiciados por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, além de responder também pelos crimes de associação criminosa. As penas, somadas, variam de 13 a 18 anos de prisão.
Segundo o delegado Daniel Moura, um oitavo integrante do grupo criminoso, que já tem passagens pelos mesmos crimes, está foragido. As investigações continuam.
Remédios irregulares para emagrecimento
Este ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já proibiu a comercialização de dois medicamentos para emagrecimento no Brasil. Um deles, conhecido como o Chá da Vida, era vendido sem registro junto à Anvisa e e era fabricado de maneira clandestina. Já o outo remédio, Garcínia Cambogia, foi proibido por falta de registro e notificação.