A cidade de Goiânia recebe nesta sexta e sábado, dias 9 e 10 de novembro, o 3º Congresso de Nanismo, em comemoração ao mês do Nanismo. Será realizado ainda, como extensão do congresso, o 1º Encontro Nacional do Somos Todos Gigantes (STG), que vai acontecer no dia 11/11, domingo. É a primeira vez que a capital recebe este congresso.
O evento, que acontece em parceria com a Faculdade Sul Americana (Fasam) e o site Curta Mais, traz como tema o lema “Um novo olhar”, que tem como foco a geração de conhecimento específico e conquista de aliados, tanto para quem convive com o nanismo quanto para quem trabalha com ele.
De acordo com Juliana Yamin, empresária e idealizadora do STG, um dos objetivos é conectar pessoas a uma mesma causa. “Sentimos falta de um momento e espaço para maior convivência entre os participantes para a troca de experiências. Queremos proporcionar esse momento riquíssimo de vivência aos participantes do Congresso. Certamente será um momento de muita descontração, aprendizado e troca”, explica.
Compondo o grupo, adultos com baixa estatura e muita representatividade, como é o caso de Kênia Rio, presidente da Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro (ANAERJ); e mães super atuantes como Elisangela Paulino Alves Ribeiro, mãe do gigante Henrique e idealizadora da futura Associação de Nanismo de São Paulo; Vélvit Ferreira Severo, mãe de Théo, e Flávia Berti Hoffmann, mãe de Bernardo, criadoras da Cartilha Escola para Todos – Nanismo; além de outras personalidades fundamentais na evolução da inclusão no país.
O evento será composto por três etapas. Dia 9/11, sexta-feira, começa com atendimentos médicos locais com os profissionais palestrantes, especialistas preparados para lidar com as questões específicas relacionadas ao nanismo. No sábado, dia 10/11, estão programados os painéis – e aqui uma segunda novidade: os painéis serão divididos entre, de um lado, os interesses de adultos com nanismo e, de outro, os de pais de crianças com a condição. O fechamento acontecerá no domingo, dia 11/11, durante um momento de confraternização que vai marcar o 1º Encontro STG.
Também haverá o espaço kids, que está previsto pela organização para que os pais possam assistir à programação com maior tranquilidade.
Confira a programação
Durante o primeiro dia de congresso (09/11), o Parque Estação Turma da Mônica do Shopping Cerrado vai abrir as portas de seu espaço acessível para as crianças do evento, enquanto acontece o Congresso Médico.
Para o segundo dia de encontro (10/11), como a programação será extensa, a organização vai servir um Coffee Break pela manhã e tarde além de almoço no local. O terceiro dia do evento (11/11) será reservado para o 1º Encontro Somos Todos Gigantes, uma oportunidade para troca de impressões, estreitamento laços, com um cardápio especial.