Um incêndio que se desloca rapidamente destruiu centenas de casas e forçou a retirada de quase 30 mil pessoas na Califórnia, EUA, nesta sexta-feira, 9. Batizado de Camp Fire, o incêndio começou na madrugada de quinta-feira, 8, no norte do Estado, e quadruplicou de tamanho, com 285 quilômetros quadrados em menos de um dia.
O enorme incêndio que atingiu Paradise se espalhou ao norte nesta sexta, levando as autoridades a ordenar a evacuação de Stirling City e Inskip, duas comunidades ao norte, ao longo do sopé da Sierra Nevada.
Várias edificações foram destruídas e algumas pessoas e bombeiros sofreram queimaduras graves. Até o momento, não há relatos de mortos pelo incêndio, mas o porta-voz do Calfire, Scott Maclean, afirmou que pode levar dias até que alguma vítima seja descoberta. “O fogo se moveu tão rapidamente e cresceu tanto, que muitas pessoas foram surpreendidas”, disse.
A cidade inteira foi evacuada, dando início a um êxodo desesperado onde pessoas acabaram atropeladas ao deixarem seus veículos na fuga. Moradores relatam ter visto grande parte da comunidade em chamas, incluindo casas, supermercados, empresas, restaurantes, escolas e um centro de aposentadoria.
O vento espalhou as chamas também para o oeste, atingindo Chico, uma cidade de 90.000 habitantes. Os bombeiros apagaram o incêndio na periferia da cidade, mas as ordens de evacuação permaneceram nesta sexta-feira, segundo autoridades locais.
Incêndios na Califórnia
Os incêndios de grandes proporções na Califórnia são cada vez mais frequentes e violentos. De acordo com registros oficiais, quatro dos cinco mais destrutivos da história do Estado ocorreram nos últimos seis anos.
Em setembro, os bombeiros controlaram o incêndio Mendocino Complex, que começou em julho e foi considerado o maior da história da Califórnia. (Com Agências)