Foi dado o pontapé inicial para o Goianão 2019. Na manhã desta quinta-feira (8/11), a Federação Goiana de Futebol (FGF) reuniu o conselho técnico com representantes dos 12 clubes que irão compor a primeira divisão da competição no ano que vem. Apenas o Atlético Goianiense não mandou representantes para participar do conselho.
No final do ano passado, durante o conselho para o campeonato deste ano, os clubes votaram para que o campeonato deixasse de ter apenas 10 equipes a partir de 2019 e contasse com 12 times. Além do aumento de clubes para disputar a competição, o terceiro turno também foi extinto, e agora os oito melhores classificados avançam às quartas de finais do torneio.
Uma regra que obrigava as equipes a relacionar pelo menos quatro jogadores com menos de 20 anos foi extinta no conselho, a votação ficou em 6 a 5 para acabar com essa regra. Com isso fica a critério dos clubes relacionar jogadores da base para as partidas.
Outro detalhe abordado durante o conselho foi a disputa dos clássicos, todos estão previstos para o Estádio Serra Dourada. Caso um clube queira mudar o local da partida, terá que entrar em consenso com o adversário e comunicar a Federação.
Os 12 clubes que irão disputar a primeira divisão do Goianão de 2019 foram divididos em dois grupos.
Confira os grupos do Goianão 2019
Grupo A:
Goiás
Aparecidense
Itumbiara
Crac
Goianésia
Anapolina
Grupo B:
Vila Nova
Atlético
Goiânia
Iporá
Novo Horizonte de Ipameri
Grêmio Anápolis.
A única situação indefinida para o campeonato do próximo ano é em relação ao Crac de Catalão, que não definiu até o momento se irá participar da competição. Enquanto não é definida a situação do Crac, que fica no aguardo é a Jataiense que pode herdar a vaga do time catalão.
O Goianão começa no dia 19 de Janeiro e a finalíssima está marcada para o dia 21 de abril.O uso do árbitro de vídeo (VAR) está sendo avaliado pela FGF. Caso o recurso seja aprovado, será utilizado nas semifinais e finais da competição.