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Confira dicas para aproveitar a Black Friday em Goiás; promoção ocorre em 23 de novembro 

Por Thyélen Lorruama
Publicado em 08/11/2018 às 19:38
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A Black Friday no Brasil ocorrerá, este ano, oficialmente no dia 23 de novembro, mas diversas lojas anunciam promoções ao longo de todo o mês. E apesar dos preços chamativos, o consumidor deve estar sempre atento às falsas ofertas, divergências de preços e simulação de descontos. Já quem compra pela internet, além desses problemas, deve ficar ligado ainda se o site é confiável e no valor do frete. Pensando nisso, o Procon Goiás listou dicas para você aproveitar as promoções com tranquilidade em Goiás.

Até o momento, foram fiscalizados no estado 32 lojas físicas, sendo elas: Eletrosom, Novo Mundo, Ponto Frio, Byblos Perfumaria, hipermercado Extra, Flávio´s Calçados, Mega Deville Jóias, São Jorge Shopping da Construção, Casa Goianita, Casas Bahia, Dular Móveis, Exclusiva Utilidades, Fujiclick, Fujioka, Americanas, Magazine Luiza, O Boticário, Polishop, Primetek, Ricardo Eletro e Shopping dos Cosméticos.

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Nesses locais foram coletados os preços promocionais para comparação. As planilhas com base nos preços de encartes, fôlderes e outros anúncios e também aquelas cujos preços já foram coletados nas lojas podem ser conferidas pelo seguinte endereço: https://www.procon.go.gov.br/noticias-procon/procon-goias-inicia-divulgacao-planilhas-de-precos-coletados-no-comercio-durante-fiscalizacao-da-black-friday.html. Equipes do Procon voltarão aos locais fiscalizados para verificar a possível prática de publicidade enganosa.

Dicas para aproveitar melhor a Black Friday

Veja abaixo algumas dicas preparadas pelo Procon Goiás, para os consumidores aproveitarem com tranquilidade o período de promoções mais aguardado do ano:

– Pesquise os preços dos produtos ou serviços desejados antes da compra em pelo menos três sites participantes da Black Friday e em outros fornecedores para verificar se a oferta é realmente vantajosa;

– Não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta e comprar itens desnecessários, cujos valores, se somados a outras dívidas, podem dificultar o pagamento e levá-lo ao endividamento;

– Leia a política de privacidade da loja virtual para identificar os compromissos assumidos pela loja virtual quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados. Importante que o consumidor fique atento aos requisitos de segurança para inserção de senhas e dados;

– Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários. É importante fazer a reprodução (captura) da tela dos preços constando o horário e o domínio do site, pois a oferta deve ser cumprida conforme veiculado;

– A comercialização de produtos, ou serviços em loja, física ou online, deve observar as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nas compras pela internet o consumidor tem o prazo de até sete dias, contados do recebimento da mercadoria ou da contratação do serviço, para exercer o direito de arrependimento. Até este prazo, pode-se cancelar a compra independente do motivo, sem que nenhum valor lhe seja cobrado.

– Verifique se não houve o aumento do valor do frete, o que pode tornar o desconto menos vantajoso;

– Os produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as regras nacionais;

– Solicite que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo. O consumidor só deve assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. No caso de irregularidades, elas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento;

– Caso o produto apresente vícios depois da entrega, deverá ser encaminhado à assistência técnica. A loja física ou virtual tem o prazo de 30 dias para solucionar o problema,  após esse prazo o consumidor poderá exigir sua troca por outro produto idêntico, a devolução integral do valor pago ou o abatimento proporcional do preço;

– Em caso de redução de preços por vício, a informação deve ser prévia e clara. Porém, o vício não pode comprometer o funcionamento, utilização ou finalidade do produto.

– Evite comprar produtos lançados na Black Friday, pois o consumidor não tem meios para aferir se o desconto vale ou não a pena.

Compras pela internet durante a Black Friday

O Procon ressalta que a segurança, principalmente nas plataformas online, deve se redobrada durante a Black Friday. Não compartilhe links via WhatsApp que prometam promoções milagrosas; na maioria das vezes a mensagem é falsa, com conteúdo malicioso que pode prejudicar seu sistema operacional do aparelho.

Quem vai adquirir produtos pela internet deve atentar com:

Certifique se o site é protegido pelo certificado SSL, que são: cadeado no navegador, a letra S no HTTP e o Selo de Segurança, além de confirmar se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço web da página pesquisada.

– Procure no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone fixo e outras formas de contato, além do email;

– Cuidado ao clicar em links recebidos por email marketing. Veja se a extensão do destinatário do email corresponde ao da loja;

– Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;

– Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam também estabelecimento físico, para facilitar a localização da empresa, caso ocorra algum problema;

– Prefira sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC);

– Instale programa de antivírus e o firewall, sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados, e mantenha atualizados no computador;

– Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos;

– Evite os horários de pico de acessos, quando as páginas ficam mais lentas e, no caso de dúvidas, entre em contato com o SAC e os canais de rede social da empresa.

Denúncias de irregularidades na Black Friday

Caso o consumidor constate alguma irregularidade, o Procon Goiás pode ser acionado, das 7h às 18h, pelo Disque-Denúncia 151 ou (62) 3201-7100, ou pessoalmente na sede, localizada na Rua 8, nº 242, no Centro de Goiânia, ou no atendimento Vapt Vupt. Outra opção é o Procon Web (https://proconweb.ssp.go.gov.br).

Tags: black fridayblack friday no brasildicaseconomiagoiáspromoção

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