O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (7/11), um alerta laranja (perigo) para risco de chuva com alagamentos, raios e ventos intensos em Goiás. Existe a possibilidade de corte de energia elétrica e queda de galhos e árvores. A Defesa Civil também avisou, por meio de SMS, que nas próximas 72 horas no estado existe risco de temporais, com incidência de raios, granizo e vendavais. Deve chover entre 30 e 100 milímetros e os ventos podem chegar a 100 Km/h.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; obtenha mais informações junto à Defesa Civil – 199 e ao Corpo de Bombeiros – 193.
Alertas para Goiás
Para as regiões Sul e Central do Estado, o Instituto prevê chuvas volumosas, com raios e rajadas de vento de até 100 km/h, além de risco de quedas de árvores e alagamentos. O alerta laranja, considerado de perigo, segue até a manhã de quinta-feira (8/11).
Já no Norte goiano, a previsão é de chuva de até 50 milímetros, com ventos fortes de até 60 km/h. De acordo com o alerta amarelo, emitido para a região, também existe possibilidade de alagamentos e quedas de árvores.
A chuva deve continuar em todo o estado até pelo menos o próximo fim de semana. Segundo o Climatempo, nos próximos dias, o alerta é para temporais e chuva muito volumosa sobre todo o Estado de Goiás e o Distrito Federal. Nessas áreas, o predomínio será de céu nublado e chove a qualquer hora do dia.
Já de acordo com o site Tempo.com, “mesmo com o afastamento da frente fria para o oceano, as chuvas continuam a ocorrer sobre boa parte do país, com tempo firme somente na Região Sul e em parte dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.