O Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, do PP, pode ser o novo secretário da Habitação de João Doria, em São Paulo. Informação foi adiantada pelo jornal Estadão na manhã desta quarta-feira (7/11).
De acordo com o jornal, Doria conversa com pelo menos mais dois auxiliares de Michel Temer para integrar seu secretariado no governo de São Paulo. Além de Eduardo Guardia, cujas conversas já estão em andamento, é cotado para a pasta da Habitação o atual ministro das Cidades, Alexandre Baldy, do PP.
Baldy é muito próximo de Doria e conta com bom trânsito também com seu vice, Rodrigo Garcia e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ambos do DEM. Os próximos nomes do primeiro escalão paulista devem ser anunciados nesta quinta-feira.
De acordo com Rodrigo Garcia, vice-governador eleito, ao G1 São Paulo, “Doria já deixou claro que o critério de escolha da equipe de governo vai ser técnico e honestidade, independente da questão partidária”. Garcia ainda disse que vão levar em conta pessoas qualificadas para o lugar certo
Quem é Alexandre Baldy
Baldy nasceu em 1980 na capital Goiânia e é filho do procurador de Justiça Joel Sant’Anna Braga. Formado em direito pela PUC Goiás, Baldy é casado há 16 anos com Luana Limírio, com quem tem dois filhos.
O político, que é sócio de cinco empresas, de representação comercial e de embalagens, foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado federal em 2014 com 107,5 mil votos. Ele declarou ter R$ 4,2 milhões em bens, entre imóveis, aplicações e carro de luxo.
De acordo com o seu site oficial, ele também já presidiu a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, entre maio de 2015 e fevereiro de 2017, e foi presidente da Comissão Especial do Regime Penitenciário de Segurança Máxima.
Baldy assumiu o Ministério das Cidades em 22 de novembro de 2017, nomeado por Michel Temer, cargo que ocupa até hoje.