O Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu no último domingo (4/11) um alerta de perigo para os municípios da região central do Estado de Goiás, em decorrência do acumulado de chuvas que está previsto para os próximos quatro dias. O alerta é considerada de nível crítico.
Publicado no site oficial Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-As), o alerta emitido pelo Inmet traz informações sobre grande possiblidade de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além do risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
O alerta abrange municípios das regiões Centro Goiano, Sul Goiano, Noroeste Goiano, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense e Sudeste Mato-Grossense. Os municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Anicuns e Ceres são alguns dos que devem tomar os devidos cuidados nos próximos dias.
Entre as precauções sugeridas pelo Inmet e veiculados pelo Alert-AS, estão as seguintes:
- Evitar enfrentar o mau tempo;
- Observar alteração nas encostas;
- Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Semana será de instabilidade para o Centro-Oeste, diz Climatempo
De acordo com o site Climatempo, esta será uma semana muito instável na região Centro-Oeste do país. A chuva dará pouca trégua. Todos os estados e o Distrito Federal terão muitas pancadas de chuva até o final desta semana. Há risco de vários temporais nos próximos dias. Todas as capitais também estão sujeitos a chuvas de forte intensidade
O site Climatempo publicou ainda que as áreas de instabilidade na região Centro-Oeste continuam muito ativas nesta segunda-feira (5/11). De acordo com o site, sistemas ficam organizados por causa da circulação de ventos nos níveis mais baixos da atmosfera, que formam áreas de baixa pressão atmosférica.
Segundo o site especializado em previsão do tempo e clima, a passagem de uma frente fria pelo Espírito Santo ajuda a provocar mais instabilidade especialmente sobre Goiás e sobre o Distrito Federal. Por isso esta segunda-feira é de alerta nessas áreas do Centro-Oeste.
A previsão é de pancadas de chuvas frequentes e a risco de temporais, inclusive em Goiânia e também em Brasília. Em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva também podem ser de forte intensidade, principalmente à tarde e à noite.