É com orgulho que podemos dizer que Goiânia é uma das cidades mais arborizadas de todo o Brasil, o que é importante não apenas para a preservação de nosso frágil meio ambiente, mas também soma pontos para nossa qualidade de vida. Não é preciso andar muito para notar que as praças, parques e bosques estão por todos os lados. Nestes lugares é que encontramos a maior parte de nossas árvores, e o Parque Vaca Brava é um lindo exemplo disso.
É bem provável que você já tenha feito algumas visitas no local e tenha se encantado com toda a exuberância ali presente. O contato com a natureza é intenso e permite que até mesmo a pessoa mais estressada tenha seus minutos de paz interior.
Muita gente vem de longe apenas para conhecer os encantos do parque. Apenas para que você tenha ideia, pessoas de cidades vizinhas marcam encontros com os amigos por ali e passam as tardes em um gostoso piquenique ou em rodas de violão.
O Parque Vaca Brava, famoso por seu enorme chafariz, conta com extensão de aproximadamente 79.800 m², contendo ainda um grande lago e um charmoso bosque. Possui pistas de cooper e se transforma em excelente escolha para aqueles que pretendem manter a saúde em dia.
Também conta com parquinhos infantis, excelentes para divertir a garotada. Como se não bastasse, é possível encontrar variedade de fauna e flora, embora os pássaros sejam sempre os animais mais vistos no ambiente.
Parque Vaca Brava e sua origem
Parque Sulivan Silvestre. Pouca gente sabe mas esse é o real nome do nosso querido Parque Vaca Brava, que ganhou tal apelido em referência a uma das três fazendas que foram utilizadas como área para a construção da cidade.
Por incrível que pareça, foi criado ainda no ano de 1951 mas sua inauguração aconteceu apenas 45 anos mais tarde, em 1996, após passar por um processo de revitalização.
O lugar em que encontramos o lago atualmente, já foi um enorme brejo que apenas servia como criadouro de insetos transmissores de doenças. Felizmente, com o projeto do parque o problema acabou sendo resolvido.
À medida que o tempo foi passando, o parque foi recebendo investimentos para que sua estrutura fosse ampliada e mantida. Alguns visitantes comentam que o lugar precisa de mais atenção por parte dos órgãos públicos, uma vez que sua estrutura precisa de manutenção.
Mas em todo caso, ainda é uma excelente opção de lazer para família e amigos durante o fim de semana, por exemplo. Ainda é possível encontrar calmaria no local, sendo perfeito para os amantes da leitura, afinal, nada melhor que pegar um bom livro para ler sob a sombra de uma das árvores do parque, sentindo a brisa suave que permeia por ali.