O Palmeiras recebeu na noite desta quarta-feira (31/10) o Boca Juniors (ARG) pela partida de volta das semifinais da Libertadores da América 2018.
Como perdeu o primeiro duelo pelo placar de 2 a 0, o alviverde paulista precisava vencer por três gols ou mais de diferença para conquistar a classificação direta para a decisão.
Mesmo com o apoio da torcida, o time alviverde saiu atrás no marcador e teve que buscar o resultado. O Palmeiras chegou a virar a partida, mas tomou o gol de empate loco em seguida.
Como perdeu o primeiro jogo pelo placar de 2 a 0 e não conseguiu reverter o resultado, o Boca Juniors ficou com a vaga na final da Libertadores da América 2018 e encara o arquirrival River Plate.
O Jogo
O início da partida foi equilibrado e bastante truncado. Com a grande chance sendo do Boca Juniors aos 5 da etapa inicial, quando o time argentino alçou bola na área. Ela passou por todo mundo e foi morrer na linha de fundo.
O Palmeiras via tentando e aos 9 o meia Lucas Lima, lançou o atacante Deyverson que dominou e cruzou para dentro da área, Bruno Henrique apareceu para empurrar para dentro do gol.
No entanto, o árbitro de vídeo entrou em cena e o árbitro da partida Wilmar Roldán anulou o gol do time alviverde, pois o atacante palmeirense estava adiantado.
Depois do gol anulado do palmeiras, foi a vez do time argentino chegar, em cobrança de falta, a bola foi levantada na área do time brasileiro e o atacante Abilla tocou, mas o goleiro Weverton fez a defesa.
Mesmo com o goleiro palmeirense fazendo a defesa, o jogadores do boca reclamaram que a bola teria entrado, mas o árbitro mandou seguir o jogo.
Se a situação já estava complicada para o time de Felipão, Abilla fez questão de deixar ainda pior. O ataque do Palmeiras perdeu a bola, Villa foi lançado e aproveitou o espaço para cruzar para dentro da área e o centro-avante do time argentino só colocou pro fundo do gol.
Com o gol marcado fora de casa, o Palmeiras precisava fazer quatro gols para conseguir se classificar. E aos 25 da etapa inicial, Lucas Lima cobrou escanteio e o zagueiro Gustavo Gomez apareceu sozinho para cabecear, mas o goleiro Rossi ficou com a bola.
Aos 36 do primeiro tempo o palmeiras chegou de novo, cruzamento da lado de direito do ataque palmeirense, o zagueirão Magalan desviou e o goleiro Rossi fez a defesa evitando o gol de empate do Palmeiras.
No final do primeiro tempo Dudo levantou bola na área e depois de confusão no alto, os jogadores do Palmeiras pediram o auxílio do VAR, para verificar se a mão do jogador argentino tocou na bola.
Segundo tempo
Precisando do resultado, o time de Felipão voltou completamente diferente, depois de jogada feita pela direita, a bola sobrou com o atacante Dudu que bateu e o goleiro Rossi aparecer para evitar o gol de empate brasileiro.
Aos 7 minutos da etapa complementar Luca Lima cobrou falta da ponta esquerda, a zaga argentina cortou, Felipe Melo brigou e encontrou o zagueiro Luan dentro da área, que não teve dúvidas soltou a bomba para empatar o jogo e trazer a torcida pra junto do time.
Com o gol de empate o Palmeiras cresceu no jogo e aos 13 minutos Dudu foi lançado na velocidade, ao entrar dentro da área o zagueiro Izquierdoz derrubou o atacante palmeirense e Wilmar Roldán não teve dúvidas, assinalou a penalidade.
O zagueiro Gustavo Gomez foi para a cobrança e fez como manda o figurino, bola pro canto e goleiro para o outro, 2 a 1.
Com o gol de virada, o time de Felipão passou a dominar as ações do jogo e aos 20′ quase marcou o terceiro. Lucas Lima cobrou escanteio e o zagueirão Gustavo Gomez cabeceou, Mangalan cortou mal, a bola ainda tocou no atacante Borja que tinha acabado de entrar e quase morreu no fundo da rede.
Apesar de estar melhor no jogo, o Palmeiras não conseguiu marcar o terceiro gol. E no contra ataque, Nandez encontrou Benedetto que limpou a marcação e bateu rasteiro no cantinho do goleiro Weverton para empatar o jogo, 2 a 2.
O Palmeiras quase tomou o terceiro gol em cobrança de falta de Zarate aos 33 do segundo tempo, mas para a sorte da torcida palmeirense a bola carimbou a trave, salvando o time de tomar o terceiro gol no jogo.
Com o empate pelo placar de 2 a 2, os mais de 40 mil torcedores que compareceram ao Allianz Parque, viram o Palmeiras se despedir da Libertadores da América desse ano. A final desta temporada pela primeira vez terá um clássico argentino entre Boca Juniors x River Plate.
Palmeiras: Weverton, Mayke, Luan, Gustavo Gomez, Diogo Barbosa, Bruno Henrique, Felipe Melo, Lucas Lima, Dudu, Willian e Deyverson.
Técino: Luis Felipe Scolari
Boca Juniors: Rossi, Jara, Magallán, Izquierdoz, Olaza, Nández, Barrios, P.Pérez, Pavón, Ábilae Villa
Técnico: Guilhermo Schelotto
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)