Uma das mais representativas manifestações da moda de rua das últimas décadas, a cultura sneaker enfim ganha uma publicação para chamar de sua. Sneaker Freaker – The Ultimate Sneaker Book não é o primeiro, mas é certamente um dos mais robustos dedicado aos tênis.
Editado a partir de informações dos 15 anos da plataforma Sneaker Freaker, fundada pelo australiano Simon “Woody” Wood, ele revê quase um século de lançamentos, examinando as nuances de seus designs até o fenômeno que os elevou ao status de objeto de desejo, artigo de luxo e item de colecionador.
Entram aqui capítulos dedicados aos clássicos, entre eles Air Max e Air Force, ambos da Nike, assim como os modelos da Converse, de Kanye West, Dapper Dan e Michael Jordan, além de outros mais obscuros, conhecidos apenas por insiders, como os lançados pela grife de hip-hop Troop, nos anos 1980 e 90, e pela marca skater Vision Street Wear.
Com 672 páginas, Sneaker Freaker é uma espécie de bíblia dedicada aos tênis. Lançado pela editora Taschen, tem dimensões robustas (21 x 31,5 cm) e está à venda na Amazon por cerca de 40 dólares.