A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lança na manhã desta sexta-feira (26/10), no Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, a campanha Policiais Contra o Câncer Infantil. A ação é feita em parceria com a Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG) e tem como objetivo auxiliar as crianças em tratamento contra a doença no hospital.
O lançamento acontece um mês antes do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil que é no dia 23 de Novembro e é a data em que o material arrecadado será entregue na unidade de saúde.
O inspetor Newton de Morais informou ao Portal Dia Online que a campanha começou em Goiás, mas depois passou a ser uma campanha abraçada nacionalmente.
Segundo o inspetor a ideia partiu do companheiro de trabalho, o inspetor Fabrício Rosa, que em uma viagem ao Canadá, viu a atitude e pensou implanta-la no Estado, ideia que foi aceita pela PRF de Goiás.
Durante a entrevista, o Inspetor Newton se emocionou ao contar a situação de algumas famílias “se você for lá você vai ver que muitos dos pacientes vêm de fora de Goiânia, até de outros Estados, com muitos pais do lado de fora vendendo alguma coisa para se manter, muitos falam meu filho está internado lá dentro, mas eu não arredo o meu pé daqui”.
Para participar da campanha, basta entregar os donativos nos postos da PRF
Newton de Morais é direto ao contar que a PRF não quer dinheiro e que a população para participar da campanha, basta entregar os donativos em um dos postos da policia nas rodovias que cortam todo o Estado. Ainda de acordo com o inspetor, as doações arrecadas não são o suficiente para resolver a crise no hospital, mas é um alento para que a unidade possa continuar atendendo os pacientes.
O hospital atende só no setor de pediatria cerca de 500 crianças e adolescentes por mês, que estão em tratamento contra o Câncer, ou fazem o acompanhamento no período pós-tratamento e com a chegada de novos casos na unidade, com pacientes de Goiás e de outros estados como Maranhão, Pará, Acre, Tocantins, Bahia, Ceará, Paraná e Pernambuco.
A campanha pretende arrecadar neste ano fraldas e remédios, além de brinquedos para as crianças. Entre os donativos que a polícia está pedindo estão os medicamentos: Aciclovir 200mg, Fluconazol 150mg e o Cloridrato de Ondansetrona 8 mg. Fraldas infantis tamanhos G e GG e fraldas geriátricas tamanhos P e M.
A campanha terá o seu grande marco, no dia 23 de novembro, marcado como o dia D. Data em que todo material arrecadado pela PRF será entregue no hospital e contará com diversas ações como a doação de sangue, um passeio com os pacientes escoltados por policiais da PRF e com os policiais raspando a cabeça para homenagear os pacientes.