Teve início hoje (25 de outubro), às 8 horas, a Feira de Profissões e Atividades Extensionistas, organizada pela Universidade de Rio Verde, a UniRV. Com término previsto para 22 horas, também acontecerá amanhã (26 de outubro) no mesmo horário.
O Ciclo Especial de Atividades Profissionais e Extensionistas (CEAPE), aborda os temas “Seu Futuro em Cartaz” e “Extensão Universitária – Interlocução entre o Conhecer e o Fazer”.
As atividades dentro do projeto “Seu Futuro em Cartaz” têm o intuito de auxiliar os formandos do ensino médio na escolha de uma profissão. Nos estandes das 21 faculdades expositoras, os alunos poderão obter informações e tirar dúvidas sobre os cursos de graduação e, ainda, participarem de orientações sobre carreira e mercado de trabalho.
Espera-se um público estimado em 8 mil pessoas, dentre comunidade acadêmica e alunos de ensino médio das redes pública e privada de Rio Verde e região.
Feira de Profissões e Atividades Extensionistas promovida pela UniRV oferece boas oportunidades
Essa é uma excelente oportunidade para que os alunos visitantes se aproximem da realidade profissional do curso no qual pretendem ingressar. O simples contato com projetos práticos dos cursos, é capaz de gerar identificação e fazer com que os estudantes tenham uma prévia dos desafios que os esperam na faculdade.
Vale lembrar que, enquanto acontece a Feira de Profissões e Atividades Extensionistas, acadêmicos e professores da UniRV atendem a comunidade, promovendo a divulgação de projetos de extensão da instituição.
Além dessas atividades específicas por área de conhecimento, a programação também conta com exposições dos cursos de pós-graduação, pesquisa e inovação, palestras e conversas informais com o público, oficinas e apresentações culturais, tudo isso de forma gratuita e aberta ao público.
Em entrevista para nosso jornalista Leonardo Freitas, o reitor da UniRV, Sebastião Lázaro, mencionou o quanto é importante estar atento às necessidades da sociedade, principalmente quando se trata de alunos em formação.
Quando questionado sobre o projeto “Seu Futuro em Cartaz”, ele responde: “É um projeto que iniciamos neste ano para apresentarmos aos alunos de ensino médio e para a sociedade em geral. É possível conhecer um pouquinho de cada curso e do trabalho que é desenvolvido aqui. Os trabalhos de conclusão de curso não são escrever um TCC, os estudantes desenvolvem projetos. Um braço mecânico por exemplo, uma robótica, e essa avaliação é importante“.
Ainda acrescenta: “Esses alunos do ensino médio estão participando hoje de aulas práticas e passando por todas as profissões. Nossas mensalidades são baixas e proporcionam acessibilidade para as pessoas de baixa renda. Quem sonha em cursar algo aqui, vai ter condições de vir e fazer o curso“. A Feira de Profissões e Atividades Extensionistas é capaz de mostrar aos estudantes o mundo de conhecimento que os aguarda.
Interação e tecnologia
Ainda segundo Sebastião Lázaro, desde que assumiu a reitoria da faculdade, investiu no desenvolvimento de cursos cada vez mais qualificados, apostando também em mestrados, doutorados, pós-doutorados e convênios internacionais, o que tem feito a diferença. Apenas para que você tenha ideia, atualmente são ofertados 31 cursos de diferentes áreas.
Destaque também para a estrutura do local, que privilegia o bem estar dos professores, prestadores de serviço e alunos, fazendo com que realmente sintam-se em casa. As salas de aula são climatizadas e contam com ambientes novos e bonitos, a biblioteca é digital e dispõe de mais de 15 mil títulos. O principal diferencial da faculdade é a interação e dinâmica, aliadas ao uso da tecnologia.
“O mundo é muito rápido. Hoje os jovens querem cursos mais rápidos, querem ficar prontos para o mercado mais cedo. Quando os alunos mais jovens chegam aqui, temos todo o apoio psicológico e pedagógico para ele, porque ele mora aqui nas imediações e as vezes se sente sozinho. Então nós temos as ligas acadêmicas, de esporte, as academias, todo um aparato para acolhê-lo bem“, afirma o reitor.