O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgou na última segunda-feira (22/10) o balanço de empregos gerados durante o mês de setembro, que foi o melhor registrado no Estado desde 2013.
Goiás gerou em setembro deste ano, 3.265 postos de trabalhos com carteiras assinadas, de acordo com o CAGED. Segundo os dados divulgados, os setores que mais contribuíram foram: o de serviços, com 1.550 novas vagas de emprego, e o comércio com 1.260.
De acordo com dados divulgados pelo cadastro, o setor do comércio e, principalmente, o comércio varejista, foram responsáveis por um total de 1.014 vagas das 1.260 criadas. Outro setor que contribuiu para o crescimento de trabalhos com carteiras assinadas foi o da Construção Civil, que gerou 567 empregos.
Em comparação com o ano passado
Os dados mostram que no ano passado o Estado de Goiás não teve o mesmo desempenho, registrando, inclusive, uma queda de 3.493 postos de trabalhos com carteiras assinadas. Nos últimos anos, o melhor desempenho foi em 2008, quando foram registradas 6.083 vagas de empregos. O pior desempenho foi em 2016, quando houve uma queda de 4.492 vagas de emprego.
Cidades que se destacaram e outros Estados que geraram empregos em 2018
As cidades do Estado de Goiás que registraram o maior número de geração de empregos durante o mês de setembro foram: Goiânia com 1.570 vagas, Aparecida de Goiânia com 414 vagas, Anápolis,372, e Morrinhos, 325.
Goiás criou um total de 47.176 empregos. Com os resultados, o Estado continuou entre os quatro maiores geradores de vagas de trabalho em 2018. São Paulo, Minas Gerais e Paraná completam a lista dos quatro maiores geradores de vagas de trabalho até o momento.
O número de postos de trabalhos com carteiras assinadas pode aumentar por conta do final de ano. Com o período natalino e a demanda por funcionários, muitas empresas oferecem vagas temporárias que podem se tornar fixas caso o empregado obtenha bons resultados.