A campanha Outubro Rosa, que ocorre todo mês de outubro e tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, está chegando ao fim. Mas nunca é tarde para alertar sobre os cuidados a serem tomados também com os animais. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem algum tipo tumor, sendo 85% deles malignos.
O risco entre os felinos é ainda maior do que nos cães, pois a incidência de tumores malignos nas gatas é de 80% a 90%, já nas cadelas, de 50% a 60%. Mas você sabe o que pode salvar o bichinho? O diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o problema for detectado, mais fácil é o tratamento.
Como prevenir o câncer de mama nos pets
Segundo o CFMV, fatores relacionados à idade, tratamento com progestágenos, obesidade nos primeiros anos de vida e dieta baseada em comida caseira, são apontados como principais razões para a crescente incidência deste tipo de doença.
Uma das formas mais eficazes de prevenir o câncer, e recomendada pelos veterinários, é a castração do animal, que deve ser feita ainda nos primeiros meses, antes do primeiro cio. Mesmo se tratando de um procedimento cirúrgico, o método é eficaz e causa menos danos às fêmeas do que uso de contraceptivos.
Atualmente, cerca de 17% dos diagnósticos, principalmente em cadelas, são realizados de forma tardia, o que reduz as chances de cura. Durante o processo de diagnóstico, a atenção do dono é essencial. Para isso, basta fazer, regularmente, apalpação nas mamas para verificar qualquer alteração, além de observar o aparecimento de lesões. Caso observe mudanças significativas, o animalzinho deve ser levado médico veterinário para as providências necessárias.
Tratamento contra o câncer de mama
No Brasil, já existem diversos tipos de tratamento contra o câncer de mama. Caso o animal seja identificado com a doença, o mais indicado é a cirurgia para a retirada dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além do procedimento cirúrgico, o bichinho pode passar por sessões de quimioterapia antineoplásica.