Um workshop intitulado “Editoras Goianas: desafios e possibilidades para produção de livros acessíveis” acontece na tarde desta terça-feira (23/10), na Biblioteca Braille José Álvares Azevedo, na praça Cívica, em Goiânia, e a entrada é gratuita.
O evento é promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE) em parceria com a Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA), a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg) e com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.
A diretora da Biblioteca Braille José Alvares Azevedo, Maria Eunice Soares Barbosa, conversou com a reportagem do Portal Dia Online e contou que a iniciativa partiu da equipe da biblioteca. De acordo com a diretora da entidade, o intuito do evento “é mostrar para as editoras que existe um público consumidor potencial que não é atendido por elas”.
Diretora da Biblioteca Braille diz que editoras podem disponibilizar material em áudio livro
Maria Eunice diz também que as editoras tem mecanismos de disponibilizar o material através dos arquivos digitais, antes deles serem publicados. Ela diz que as editoras podem “disponibilizar os arquivos em diversos formatos como áudio livro, para que pessoas que já perderam a visão devido a idade possam ler ou ouvir o conteúdo”.
Segundo a diretora, o evento não é voltado para atender apenas pessoas com deficiência visual, mas também outros portadores de deficiência. O workshop é o primeiro a ser promovido e de acordo com Maria Eunice, podem ter outros workshops voltados para esse público: “vai depender do resultado do evento e da aceitação das editoras, dependendo disto, nós iremos sim promover outros eventos como este”.
Entre os palestrantes do workshop estão Aldenor Carneiros dos Santos (Adveg), Perla Assunção (Fundação Dorina Nowill para Cegos), Romeu Fernandes de Lima (Biblioteca Braille) e Larissa Mundim (Nega Lilu Editora), e será mediado por Victoria Cywinski (Biblioteca Braille).