O governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) deve apresentar na manhã desta segunda-feira (22/10), em reunião com Zé Eliton (PSDB), sua equipe de transição. Os nomes da equipe foram mantidos em sigilo até hoje, e serão anunciados no Palácio Pedro Ludovico durante o encontro.
Segundo a assessoria de Caiado, na reunião que deve acontecer às 10h, devem ser apresentados os nomes que vão compor a equipe de Caiado em seu mandato, no ano que vem.
Os nomes da equipe foram mantidos em segredo até hoje, só havendo especulações sobre possíveis nomes cotados para as pastas do governo.
A equipe deve ser formada por nomes “100% técnicos” – como adiantado por um colunista do O Popular, e o trabalho de transição, pela parte do democrata, será iniciado por um coordenador técnico.
A equipe de Zé Eliton já foi anunciada e será coordenada pelos secretários Joaquim Mesquita e Fernando Tibúrcio; pelo titular da CGE, Tito do Amaral; pelo presidente do Ipasgo, José Carlos Siqueira; e pelo superintendente executivo da Sefaz, Afrânio Cotrim Júnior.
Quanto ao governo Caiado, aliados sugeriram ao democrata o desmembramento das atuais “super secretarias” na reforma administrativa a ser feita. Se acatada, ação deve manter, porém, agenda de corte de gastos proposta pelo democrata.
Caiado foi eleito no 1º turno das eleições com quase dois milhões de votos
Ronaldo Caiado foi eleito governador de Goiás no 1º turno das eleições 2018, com 1.773.185 votos. O segundo colocado, Daniel Vilela (MDB), teve 479.180.
Quando soube da vitória, Caiado declarou que a prioridade no início de seu governo é resgatar condições do estado para que ele volte a poder entrar num cenário de recuperação de obras paradas e iniciar outras necessárias, para garantir pagamento do funcionário público e o funcionamento dos hospitais que estão em situação crítica.
Com 69 anos de idade, Ronaldo Ramos Caiado é natural de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Ele é senador pelo estado desde 2015, tendo como primeiro suplente Luiz Carlos do Carmo. Antes, foi deputado federal por cinco mandatos.
Formado em medicina e com especialização em ortopedia, o democrata é casado com Gracinha Caiado e tem quatro filhos: Maria Caiado, Ronaldo Caiado Filho, Marcela Caiado e Anna Vitória Caiado.
O político nasceu em 25 de setembro de 1949 e é parte de uma família de produtores rurais que tem forte atuação política no estado. O vice dele é o deputado estadual Lincoln Tejota, do PROS.