Você já ouviu falar em harmonização orofacial? É uma expressão que ganhou força recentemente e vem ajudando muitas pessoas a reconquistarem a autoestima. Implementada pela odontologia, é um procedimento que traz equilíbrio estético e funcional, propondo suavizar e harmonizar a imagem facial.
Sabemos o quanto é importante sentir-se bem com a própria aparência. Olhar no espelho e gostar do que vê, ajuda no processo de autoaceitação e proporciona uma vida mentalmente saudável. Mas vale considerar que a estética também é um ramo que pode dar aquela forcinha para quem pretende passar por alguma transformação visando melhorar a aparência.
Foi a partir daí que surgiu a odontologia estética, que possui várias especialidades que contribuem para melhorar o sorriso de alguém. Clareamento dental, facetas de porcelana, restaurações estéticas de resina na cor do dente e lentes de contato dentais são bos exemplos disso.
A harmonização orofacial, por sua vez, é ainda mais completa. Ela não visa transformar apenas o sorriso, mas sim a face como um todo. A formação acadêmica de um dentista lhe garante uma apurada percepção das medidas faciais e dentais, o que podemos chamar de “proporção áurea” do rosto. Dessa forma, são capazes de dizer o que poderia deixar a face e o sorriso de alguém ainda mais bonitos.
Para aplicar tais procedimentos, o cirurgião-dentista precisa ser especializado no assunto, portanto, sempre tenha certeza de estar nas mãos de um profissional qualificado.
A harmonização orofacial e a elevação da autoestima
A chegada da idade traz consigo algumas mudanças físicas que não confortam a todos. É normal que surjam rugas, que os lábios fiquem murchos e que as bochechas fiquem mais caídas, mas para quem não se sente bem dessa forma, existe uma boa solução.
Até pouco tempo era comum que as pessoas fizessem apenas uma reabilitação oral, mas ao fim do tratamento, o “sorriso jovem” muitas vezes não combinava com o restante da face. Assim, ter um sorriso funcional não era tão interessante caso não houvesse harmonia fisionômica.
Agora, os dentistas exploram essa área de forma bastante eficaz e segura, tratando ao mesmo tempo a saúde e estética.
A harmonização orofacial conta com dois procedimentos bastante requeridos no mercado, o botox e a bichectomia. Ainda abrange outros procedimentos como preenchimento, redução de papada, peeling gengival e reabilitação oral.
São bastante simples quando todas as medidas de segurança são tomadas durante a cirurgia. As aplicações atuam nos casos de envelhecimento, volume facial, apneia do sono e mastigação inadequada. Dessa forma, o método acaba unindo o útil ao agradável, cuidando da saúde e também garantindo rejuvenescimento facial. E quem é que não ficaria com a autoestima lá no alto depois de passar por um procedimento desse?