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SP Fashion Week destaca nova geração da moda

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 21/10/2018 às 07:16
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A semana de moda nacional vive uma era de extremos. Com início neste domingo, 21, a 46ª edição da São Paulo Fashion Week ocorre até a próxima sexta, 26, em dois novos endereços: o espaço Arca, na Vila Leopoldina, e o Farol Santander, no centro da cidade. De um lado, uma elite de estilistas consagrados, como Reinaldo Lourenço, Glória Coelho e Patrícia Viera, e as grandes marcas consolidadas com lojas por todo o Brasil, como Animale, Osklen e a estreante Bobstore. Do outro, marcas muito jovens, como a Korshe 01 e a Mipinta, com menos de um ano de vida, vendendo online, apenas sob encomenda e sem planos de negócios formais.

Comandadas por novos empreendedores, elas ganham destaque no line-up compondo o projeto Estufa. “Tudo está mudando. A tecnologia da informação, os processos, a moda também precisa se reinventar”, afirma Paulo Borges, que completa 22 anos à frente da direção criativa da maior fashion week do País.

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Essa inclusão de novas marcas na programação poderia ser lida como um apelo para atrair os jovens para os desfiles, mas a história é outra. O Estufa é o principal atrativo para grandes patrocinadores do evento – como uma rede bancária, por exemplo. Para, literalmente, se manter, a moda precisa se apoiar em outros assuntos e preservar sua chama viva. O espírito do tempo clama por pequenos negócios e o empreendedorismo está na moda – em meio a uma crise econômica e desemprego beirando os 12%, ele sugere uma luz no fim do túnel. Mais robusto, com mais desfiles, palestras e exposições, o Estufa levanta o assunto recebendo pessoas e ideias que representam o futuro. “O SPFW é uma plataforma de criatividade, de liberdade, e acho saudável que tenha essa pluralidade”, conta Paulo. “Nosso discurso político no sentido do pensamento está posto. Estamos falando de transpor, de ir além”, completa o fundador do evento.

A grife Lilly Sarti abre o SPFW N46 hoje à noite no centro. Fundada há 12 anos, participa de sua oitiva SPFW, onde vem depurando seu estilo e seus negócios. “Estamos mais maduras como pessoas e isso está muito nítido na roupa. Ela ainda veste uma garota de 20 e poucos anos, mas também a mulher de 30 e a mãe dela”, afirma Lilly, que conta com mais de 60 pontos de venda no Brasil. / COLABORARAM ANNA ROMBINO E SERGIO AMARAL

Tags: iníciospfw

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