Um grupo de banhistas ficou ilhado na tarde deste sábado (20/10) na Chapada dos Veadeiros, na zona rural de Alto Paraíso de Goiás, na região Nordeste de Goiás. Após uma tromba d’água, o nível do rio aumentou, fazendo com que cerca de 12 pessoas, incluindo mulheres e crianças, ficassem ilhadas.
Algumas das vítimas tentavam atravessar e acabavam caindo em poços. O acidente ocorreu na região do Poço das Esmeraldas.
Depois de aproximadamente três horas os banhistas foram resgatados com ajuda dos trabalhadores do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O grupo vinha de Brasília e adiantou para hoje o retorno ao Distrito Federal previsto para amanhã (21/10), por causa do susto.
De acordo com informações de uma voluntária do Parque Nacional, os banhistas foram resgatados com a ajuda de brigadistas voluntários que atuam na Chapada dos Veadeiros. De acordo com ela, os brigadistas ainda não haviam retornado ao alojamento no momento do contato da nossa reportagem, o que impossibilitou a coleta de mais informações.
Brigadistas voluntários da Chapa dos Veadeiros cumprem função essencial
No ano passado, um incêndio de grandes proporções destruiu uma grande parte da Chapada dos Veadeiros, e uma força-tarefa dos brigadistas foi feita para controlar as chamas.
Diversos voluntários, além dos brigadistas, ajudaram a combater o incêndio. Eles auxiliaram doando água, alimentos e até cedendo espaço em casa para arrecadar doações para os brigadistas. O fogo destruiu 64 mil hectares da unidade, o que representa 26% do total.
Cerca de 200 brigadistas e bombeiros tentaram controlar a queimada, mas alguns disseram que têm até dificuldade de encontrar água dentro do parque para recarregar os reservatórios. A Força Aérea Brasileira também cedeu um avião Hércules para ajudar no trabalho, despejando água sobre os focos de incêndio. Outros aviões também foram usados diariamente, até o controle total das chamas.