No últimos cinco dias, cerca de 149 árvores caíram em Goiânia , devido as fortes chuvas. O número foi confirmado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG). Só na segunda-feira (15/10), caíram mais de 30 árvores na capital, com maiores índices no Jardim América, Parque Amazônia e Centro.
Já ontem (18/10), a Companhia registrou 51 quedas de árvores, incluindo um Jequitibá de 15 metros que caiu sobre a roda gigante do Parque Mutirama. O brinquedo ficou parcialmente danificado. Em nota, a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) explicou que a queda da árvore foi motivada pelas chuvas e ventos fortes que atingiram Goiânia. “A árvore é um Jequitibá de grande porte, acima de 15 metros e estava em excelentes condições fitossanitárias, estava inclusive com floração”, informa.
As árvores caíram ainda sobre carros, no meio das ruas, provocando tumulto no trânsito, além de danificar redes elétricas, casas e estabelecimentos. A Comurg informou que trabalha diariamente para retirar os troncos das ruas da cidade.
Chuva em Goiânia
A previsão para as próximas horas e para o fim de semana é mais chuva forte em Goiânia e outras cidades goianas. Por meio de SMS, a Defesa Civil alertou que existe risco de raios, granizo, chuvas intensas e vendavais nas próximas 72 horas em todas as regiões do estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também publicou um alerta laranja para o estado, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 Km/h. O INMET alerta ainda para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
E atenção, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Para mais informações e em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com Corpo de Bombeiros pelo 193.